Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, dia 5 de agosto, no Paço Municipal, a Prefeitura Municipal se pronunciou oficialmente sobre uma atividade escolar polêmica que ganhou repercussão recentemente. A coletiva contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Governo, Gestão e Planejamento, Robson Quintino, e do Controlador Interno, Herbert Vilarruel.
A secretária municipal de Educação, Lucinéia Martins de Matos Mazzoni, foi enfática ao afirmar que tanto a Secretaria de Educação quanto a Prefeitura não compactuam com o conteúdo da atividade aplicada. Segundo ela, assim que o caso chegou ao conhecimento da gestão, uma equipe foi enviada à escola para apuração imediata dos fatos.
"Foi uma atividade isolada, produção de um único professor de uma determinada turma. Não está no planejamento da Secretaria, nem no planejamento coletivo da escola. Essa abordagem realizada por este professor foi muito infeliz", explicou Lucinéia Mazzoni.
Durante a apuração, a Secretaria ouviu o professor envolvido, a coordenação pedagógica e a equipe gestora da unidade escolar. O material foi encaminhado à Prefeitura, onde passou por análise do setor jurídico.
Como medida inicial, será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar, conhecido como PAD, para averiguar a conduta do profissional. Durante a entrevista o prefeito Chico Gamba confirmou o afastamento do professor envolvido.
"Já estamos realizando o afastamento deste professor, que infelizmente cometeu essa grave situação. Agora vamos seguir os trâmites legais para tomar as medidas cabíveis", afirmou o prefeito.
O prefeito também destacou que, enquanto gestor, não concorda com o teor da atividade e reforçou a importância de respeitar a faixa etária adequada para cada tipo de conteúdo educacional.
"Jamais concordamos com o conteúdo que foi colocado. Sabemos que há idade certa para cada ensinamento. Infelizmente, isso foi feito de forma inadequada. Estamos tristes com o ocorrido, mas estamos tomando todas as providências necessárias", completou.
Durante a entrevista coletiva os gestores reiteraram o compromisso com a educação de qualidade e respeito às diretrizes pedagógicas estabelecidas, reforçando que o caso será tratado com seriedade e transparência.
Fonte/ Fabio Bonadeu -Diretoria de Comunicação