Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Atualidades Terça-feira, 09 de Julho de 2024, 09:12 - A | A

09 de Julho de 2024, 09h:12 - A | A

Atualidades / INSCRIÇÕES GRATUITAS

Sebrae/MT abre inscrições para os programas ‘Inova Cerrado’ e ‘Inova Pantanal’ para fomentar a bioeconomia em MT

Os programas são realizados para promover a geração de novos negócios que sejam inovadores, sustentáveis e ainda fortalecer o ecossistema empresarial destes biomas



Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) lançou nesta segunda-feira (08.07) os programas ‘Inova Cerrado’ e ‘Inova Pantanal’, para promover a geração de novos negócios, inovadores, sustentáveis e fortalecer o ecossistema empresarial destes biomas. As inscrições para os programas já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente no portal Sebrae Startups

Durante os dias 08 e 09 de julho, ocorre o seminário de encerramento do programa ‘Inova Amazônia’, iniciativa co-realizada entre o Sebrae/NA, Sebrae/MT e FAP’s de 9 estados que possuem o Bioma Amazônico. Na abertura do evento, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, pontuou a importância desta iniciativa para promover ideias inovadoras e ações de desenvolvimento territorial destes biomas.

“São muitos os desafios enfrentados nestes biomas, no Pantanal por exemplo, o Sebrae/MT em parceria com o Sebrae/MS realizou o programa ‘Pro Pantanal’ para promover o desenvolvimento territorial deste bioma, onde encontramos muitas dificuldades e particularidades, como coleta de lixo, extração de riquezas minerais e agrícolas, a questão logística da região, então são muitas as oportunidades para quem deseja inovar ou propor alguma solução para este bioma”, falou o diretor.

A ação é realizada com o apoio da Fapemat (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso) que oferta uma bolsa no valor mensal de R$ 6.500,00 durante seis meses, para as sturtups inseridas no programa. “É uma ação muito importante para Mato Grosso, pois permite que empreendedores ou quem tem uma ideia, possa entrar no mercado, com capacitação, recursos, orientações e suporte para que ele possa ingressar e permanecer no mercado com uma solução que envolve sustentabilidade, inovação, conceito ambiental e práticas ESG”, disse Flavio Teles, diretor Científico da Fapemat.

O gestor de Inovação do Sebrae/MT, Fernando Pscheidt, explica que são 30 vagas para cada programa e as inscrições devem ser feitas até 25 de agosto. “O Inova Pantanal realizamos em parceria com o Sebrae Mato Grosso do Sul e o Inova Cerrado com a participação de diversos estados [BA, DF, GO, MA, MG, MT, MS, PI e TO] que compõem o bioma no país. É uma grande oportunidade para quem deseja propor uma solução que vai agregar ao bioma ou utilize algo de forma sustentável deste bioma”, explicou.

Os três primeiros finalistas da fase de ideação (inicial), poderão sem premiados em dinheiro “os três melhores poderão ganhar prêmios em dinheiro de 15 mil reais para o primeiro lugar, dez mil para o segundo e cinco mil reais para o terceiro lugar. Depois, para quem passar para a fase de tração os participantes vão receber durante 6 meses uma bolsa de seis mil e quinhentos reais da nossa parceria com a Fapemat”, ressaltou.

Inova Amazônia

Em Mato Grosso, 20 projetos participaram da fase de ideação do programa Inova Amazônia, sendo que agora, 18 negócios inovadores e sustentáveis participaram da fase de tração. As startups são de oito municípios do Estado e agora concluem a participação no programa.

Destes projetos, 10 são liderados por mulheres, entre eles Carolina Ruedell do Sítio Aroma da Floresta, com a produção de biocosméticos e oferta de experiências de ecoturismo no bioma amazônico, em Alta Floresta.

“O programa foi muito importante para mim, foi possível promover melhorias, desde gestão, governança, processos, as orientações e estratégias me mostraram onde eu precisava mudar ou melhorar. Além da bolsa que viabilizou alguns investimentos na minha empresa, eu acho que valeu muito a pena, eu indico o programa para quem deseja crescer no seu negócio”, disse a empreendedora.

Os participantes também tiveram a oportunidade de expor seus negócios no evento Inova Amazônia em Manaus. “Trata-se de um projeto de impacto, altamente conectado aos princípios sustentáveis do Sebrae. Quem entrar no programa além das capacitações e oportunidades que oferecemos, como participação em eventos, os participantes ainda poderão ganhar prêmios em dinheiro e a bolsa da Fapemat”, falou o gestor do Sebrae/MT.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]