Sábado, 18 de Maio de 2024

Caderno B Sábado, 30 de Março de 2024, 09:58 - A | A

30 de Março de 2024, 09h:58 - A | A

Caderno B / VITRINE

Riso potente

Luís Miranda celebra segunda temporada de “Encantado’s” e oportunidade de fazer humor no “Big Brother Brasil”



por Geraldo Bessa TV Press     

            O raciocínio rápido e a fina ironia de Luís Miranda já eram bem conhecidas no teatro e no cinema quando ele resolveu investir na tevê. Sempre acompanhado de um vasto acervo cômico, Miranda chegou ao grande público de forma tímida, como coadjuvante do seriado “Sob Nova Direção”, de 2004.

Duas décadas depois, é também pela comédia que ele vive um de seus melhores momentos no vídeo, como protagonista de “Encantado’s”, cuja segunda temporada acaba de chegar ao Globoplay. Além disso, integra do time de cronistas da atual temporada do “Big Brother Brasil”, onde repassa os acontecimentos da semana e recebe os participantes eliminados no quadro “Big Treta”.

Esse quadro é uma grande surpresa na minha vida. Vejo como grande responsabilidade, pois estou mostrando a minha visão do jogo. É engraçado que a gente vai trabalhando e as coisas vão acontecendo. São duas décadas não muito planejadas, em que fui aproveitando oportunidades. É emocionante viver do que se gosta”, avalia.                 A série do Globoplay, por conta da boa repercussão no streaming, também chegou à tevê aberta. “Encantado's” foi criada pela dupla Renata Andrade e Thais Pontes e é o primeiro fruto da oficina de humor para roteiristas negros, realizada pela Globo em 2018.

Ele tem um amor profundo pela mulher, a quem ele quer ver bem, engajada e feliz

Além do respeito à inclusão e diversidade nos bastidores, a trama que se desenvolve ao longo dos episódios tem grande apelo para Miranda. As cenas são ambientadas em um barracão do subúrbio carioca que durante o dia é supermercado e à noite vira a escola de samba Jóia do Encantado. Na pele do sonhador Eraldo, o ator mistura diversas referências afetivas neste que é seu primeiro papel principal em uma produção televisiva.

Eraldo é um cara que acredita de fato que tudo vai dar certo. O excesso de autoconfiança acaba por atrapalhar um pouco os planos e ele sempre mete os pés pelas mãos. Ele é uma espécie de anti-herói, tem sempre uma artimanha para colocar suas ideias em prática, mas também pensa no coletivo, no bem da comunidade”, conceitua.              

   Nos novos episódios, depois do desfile triunfante que tocou o público, Eraldo e sua irmã, Olímpia, de Vilma Melo, voltam à rotina para encararem novas questões no samba e nos negócios. A agremiação continua viva e já planejando um próximo desfile. Porém, as finanças do supermercado acabam nas mãos da aspirante a influencer e mulher do protagonista, Maria Augusta, de Evelyn Castro.

Após livrar o estabelecimento de uma iminente falência, ela assume o posto de gerente e é Evaldo que precisa equilibrar os ânimos alterados pela disputa de poder entre sua esposa e Olímpia. “Eraldo está no meio de um fogo amigo. Ele tem um amor profundo pela mulher, a quem ele quer ver bem, engajada e feliz. Ao mesmo tempo, também tem uma devoção enorme pela irmã, a quem ele não quer desafiar porque ela sempre foi o lado mais preponderante de sua vida. Ele aprende muito com a Olímpia. O personagem cresce ao ter que mediar esse conflito”, explica.            

     Natural da pequena Santo Antônio de Jesus, localizada no Recôncavo Baiano, Miranda começou a frequentar aulas de teatro aos 14 anos, quando já morava em Salvador. Aos 17, resolveu se mudar para São Paulo, onde entrou para a renomada Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, enveredou por espetáculos teatrais de sucesso como “Salomé”, de José Possi Neto, e virou integrante do coletivo “Terça Insana”, cujos vídeos fazem sucesso até hoje no YouTube.

Morando no Rio de Janeiro desde 2007, foi na Globo que Miranda acabou desenvolvendo a parte mais comercial de sua carreira, onde participou de novelas, humorísticos, séries e realities. Feliz com os convites que vem surgindo, o ator segue na busca por personagens diferentes e que o instiguem a um maior aprendizado como intérprete.

A Globo me deu grandes oportunidades. Em um certo momento, tive de começar a direcionar minha carreira para que ela não entrasse em uma eterna repetição. Amo fazer rir, mas não quero só fazer humor ou estereótipos. O que é diverso me interessa muito”, argumenta.  

Encantado's” - Globoplay - duas temporadas disponíveis. “Big Brother Brasil” - Globo - terças, às 23h.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]