Segunda-feira, 14 de Julho de 2025

Política Segunda-feira, 14 de Julho de 2025, 08:16 - A | A

14 de Julho de 2025, 08h:16 - A | A

Política / Alta Floresta

Audiência pública debate desafios da agricultura familiar e do acesso à água em Alta Floresta

O encontro liderado pela deputada estadual Professora Graciele acontece nesta terça-feira (15), na Câmara Municipal.



Assessoria

A deputada estadual Professora Graciele (PT) lidera nesta terça-feira, 15, uma audiência pública com o tema “Água, Terra e Gente: Construindo o Futuro do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar”, em Alta Floresta.

A atividade acontece a partir das 18h, na Câmara Municipal, e reunirá agricultores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e instituições públicas. O objetivo é debater políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, à democratização do acesso à terra, com foco em justiça social e sustentabilidade no campo.

No último ano, o município enfrentou graves problemas de abastecimento, chegando em estado crítico com a seca do Rio Taxidermista, um dos principais meios de acesso à água na região.

Diante deste cenário o debate em torno do acesso aos recursos hídricos também entrará em pauta, sendo um importante espaço para debater propostas e soluções para a preservação dos recursos hídricos na região.

Segundo a parlamentar, a iniciativa faz parte de uma série de audiências organizadas pelo mandato para ampliar o diálogo com quem vive e produz nos territórios, valorizando o papel estratégico da agricultura familiar na segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento regional.

“Estamos indo até os municípios para ouvir quem realmente entende do assunto. Quem vive no campo enfrenta na pele os desafios da produção, da falta de água, de apoio técnico e de acesso a políticas públicas. É a partir dessa escuta que queremos construir soluções reais e transformadoras, seja por meio do Legislativo Estadual ou no diálogo com outras instituições”, afirmou a deputada Professora Graciele.

A audiência é aberta ao público e deve contar com a presença de representantes de assentamentos, sindicatos, associações de produtores, órgãos de assistência técnica e extensão rural, além de gestores públicos. O encontro também será transmitido pela TV Assembleia e Rádio Assembleia, a partir das 18h.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]