Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

Política Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 08:54 - A | A

09 de Julho de 2025, 08h:54 - A | A

Política / Carlinda

“Denúncia foi feita na campanha. Queriam cassar minha candidatura”, diz prefeito

Prefeito de Carlinda, Pastor Fernando, diz que o sucesso da Festa do Agricultor incomodou determinadas pessoas, mas que irá colaborar para que tudo seja esclarecido



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O prefeito de Carlinda, Pastor Fernando (União), em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, nesta terça-feira, 8, disse que a denúncia de que haveriam irregularidades envolvendo a organização da Festa do Agricultor em Carlinda, foi feita ainda na campanha eleitoral, por adversários políticos, para tentar atrapalhar sua candidatura à reeleição.

“Na época da campanha fizeram esta denúncia por causa da Festa do Agricultor e tentaram cassar o meu registro de candidatura. Ganhamos em Alta Floreste e em Cuiabá, mas restou esse procedimento do Ministério Público. Mas somos os principais interessados em esclarecer”, disse ele.

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal do Ministério Público em Alta Floresta, instaurou um Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades nos recursos investidos na realização da Festa do Agricultor, organizada pela prefeitura Municipal de Carlinda.

No entanto, ele observa que o Ministério faz o seu papel e que a gestão municipal, irá colaborar e encaminhar todos os documentos que foram solicitados, para que os fatos possam ser esclarecidos.

De acordo com o prefeito, em sua gestão a Festa do Agricultor ganhou nova visibilidade e se transformou em um grande evento regional. Entretanto, o sucesso da festa incomodou certas pessoas, que movidas por sentimento de emulação, tentam ofuscar o brilho do evento.

“Nós amplificamos a Festa do Agricultor porque entendemos que o evento tem uma importância para Carlinda projetar sua visibilidade e mostrar seu potencial. Essa dimensão regional é vitrine para os setores econômicos do município e fomenta a economia local. Para fazer uma festa deste porte, a gestão tem que buscar as parcerias, porque não conseguiremos somente a prefeitura estando frente da organização”, observa o prefeito.

Para ele, além do ambiente de negócio e exposição de produtos, o objetivo da Festa do Agricultor também é proporcionar entretenimento e lazer à população de Carlinda e região. E diz que desde que haja transparência nos recursos que são aplicados, não há problemas.

“No meu entender, o poder público também tem essa atribuição de promover divertimento para a comunidade. Esses momentos de festa e alegria faz o povo de Carlinda se sentir bem. ", analisa.

Pastor Fernando acentua que a gestão municipal está aberta a colaborar com o Ministério Público. E que toda a documentação da Prefeitura está à disposição das autoridades, dos vereadores e da população.

“Nossa gestão prima pela eficiência, com resultados e transparência. Estamos abertos para colaborar e se tivermos que fazer ajustes nos trabalhos de organização do evento, ou de qualquer ação da prefeitura, aceitamos sugestões e apontamentos para melhorar. Não temos nada para esconder e nosso objetivo é fazer o que for melhor para a população”, assegura.

Recursos do Fundeb - O prefeito de Carlinda também esclareceu outra notificação do Ministério Público à sua gestão, com relação ao Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

Conforme ele, a divergência que estava acontecendo foi porque quando foi feito o CNPJ [Cadastro Nacional de pessoa Jurídica] da Secretaria de Educação, colocaram o CNAE [Classificação Nacional de Atividades

Econômicas] errado. Desta forma, o dinheiro que Carlinda recebia do Fundeb ficava no CNAE errado.

“Por isto, o Ministério Público notificou o município. A Prefeitura de Carlinda fez um novo CNPJ para a secretaria de Educação e foi corrigido. Esses documentos também estão à disposição para quem tiver qualquer dúvida”, aponta o prefeito.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]