Domingo, 31 de Agosto de 2025

Política Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2017, 00:00 - A | A

08 de Fevereiro de 2017, 00h:00 - A | A

Política /

Deputado Valdir Barrranco quer abrir CPI para abrir



José Vieira do Nascimento
Editor de Mato Grosso do Norte

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), que está percorrendo municípios da região norte, conversando com prefeitos, vereadores e com a população, para ouvir suas demandas, participou nesta terça-feira de uma audiência pública em Carlinda, realizada na Câmara municipal, para discutir a péssima qualidade do fornecimento de energia da Energisa, empresa que tem a concessão do serviço no Estado. 
A audiência, segundo ele, foi solicitada pelos moradores do município em função dos prejuízos que as constantes quedas e interrupções no fornecimento de energia está causando aos usuários. Durante o evento, Barranco disse que foram muitos os relatos de moradores da cidade e zona rural que estão sofrendo grandes prejuízos.
“Os produtores de leite reclamaram que estão perdendo a produção porque o leite estraga nos resfriadores, que não funcionam por falta de energia. Mas este problema está ocorrendo em todo Mato Grosso. A energisa presta um serviço péssimo, não tem administração, atende mal e não respeita os consumidores”, comentou Barranco.
Outra reclamação exposta durante a audiência pública pelos moradores de Carlinda, é que quando acontecem as quedas de energia, os consumidores seguem a orientação da empresa, de entrar em contato pelo 0800. No entanto, não resolvem o problema.  E quando vão aos escritórios da empresa, são maltratados, discriminados e submetidos a situação de constrangimento.
“As pessoas falaram que quando os técnicos verificam que houve queima de transformador, demoram de 10 a 15 dias para fazer a troca. Enquanto isto, os consumidores perdem os alimentos que estão na geladeira e o leite dos resfriadores das propriedades também estragam”, disse o deputado.
Valdir Barranco afirmou que está tomando uma série de medidas pra defender os consumidores contra o descaso que está sendo praticado pela Energisa. Ele disse que vai apresentar uma lei na Assembleia Legislativa para proibir a empresa de cortar o fornecimento de energia na sexta-feira, finais de semana e feriado. 

“Se por algum motivo o consumidor não pagou uma conta, a Energisa interrompe o fornecimento na sexta-feira à tarde. Com isto, por mais que a pessoa pague a conta, não consegue que ter o fornecimento do produto restabelecido”, disse.
O petista afirma que a Energisa cobra a segunda maior tarifa de energia do país. Conforme ele, Mato Grosso só perde para o Rio de Janeiro. A empresa cobra indevidamente 35% de ICMS dos consumidores e o governo estadual sabe que a cobrança é ilegal, mas não faz nada.
“Eu coloquei meu gabinete a disposição dos consumidores e vou entrar com uma ação para a população ser ressarcida e o governo cessar esta cobrança indevida. A Energisa precisa respeitar o consumidor”, enfatiza o deputado.
Barranco não descarta até mesmo entrar com o pedido de instauração de uma CPI para investigar a Energisa. 
“Eu enviei dois Requerimentos cobrando informações da Energisa e não obtive resposta. Liguei na empresa e não fui atendido. Fui pessoalmente falar com o diretor da empresa e ele não me recebeu. Se tratam assim um deputado, imagina um cidadão!”, observa.
 “Pretendo entrar com o pedido,  abrir uma CPI na Assembleia Legislativa e vamos abrir a caixa preta da Energisa”, acrescenta Barranco.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]