Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025

Política Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025, 09:16 - A | A

12 de Novembro de 2025, 09h:16 - A | A

Política / “SOCIEDADE CLAMA JUSTIÇA”

Diego defende celeridade do Judiciário para pautas de família

O deputado estadual foi empossado como diretor legislativo do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM-MT)



Assessoria

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), na sexta-feira (07), defendeu que o Poder Judiciário tenha mais velocidade para atender às demandas brasileiras relacionadas ao Direito de Família. 

Diego fez essa declaração ao ser empossado como diretor legislativo do Instituto Brasileiro de Direito da Família em Mato Grosso (IBDFAM-MT) em cerimônia realizada na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ-MT). Conforme o deputado, a celeridade é importante no trâmite processual para tornar o Poder Judiciário mais humanizado. 

“A sociedade é acelerada, ela não para, mas se rearranja. O Judiciário tenta acompanhar a velocidade exagerada da nossa sociedade. A dinâmica é muito grande, então o judiciário precisa estar sempre atento. O IBDFAM tenta acelerar o processo, inclusive para os legisladores tentarem, tardiamente, reconhecer os direitos e fazer valer tudo que a sociedade vive”, disse. 

“A lei é muito importante, mas, muitas vezes, está ultrapassada. Por trás desses papéis, existem vidas. Dentro da promotoria da família, vemos as novidades que a sociedade traz nos arranjos familiares e em busca de soluções”, acrescentou. 

O parlamentar, por fim, citou a possibilidade de criar uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para discutir pautas sobre Direito de Família. 

“Estivemos conversando para levar esse debate para a ALMT, talvez criando uma Frente Parlamentar para discutir Direito de Família a nível estadual, principalmente sobre crianças, adolescentes, proteção às mulheres e pessoas em vulnerabilidade. Nessa gestão, faremos um grande trabalho, principalmente em prol da sociedade que clama por Justiça”, completou. 

“Direito vivo”  

A empossada presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-MT), Emanouelly Costa Nadaf, afirmou haver uma necessidade de atender às dinamicas familiares e transformações sociais. 

“O propósito [da IBDFAM-MT] é disseminar conhecimento, refletir e projetar um Direito de Família cada vez mais justo e condizente com a realidade social. É um direito vivo, em permanente diálogo com as dinamicidades familiares e transformações que a sociedade impõe”, avaliou. 

“A diretoria que tomou posse é resultado de um trabalho coletivo e comprometido com o fortalecimento das famílias. Nós continuaremos fazendo história. Cada nome aqui representa competência, dedicação e amor pelo que fazemos”, concluiu.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]