Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025

Política Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025, 14:28 - A | A

12 de Novembro de 2025, 14h:28 - A | A

Política / Alta Floresta

Vereadores criticam prefeito por excluí-los de agenda em Cuiabá

Parlamentares dizem ter sido ignorados por Chico Gamba durante compromissos na capital e cobram mais união entre Executivo e Legislativo



Dionéia Martins/ Mato Grosso do Norte

A viagem de parte dos vereadores de Alta Floresta a Cuiabá, na semana passada, rendeu elogios pela participação em eventos e articulações políticas, mas também gerou desconforto. Parlamentares relataram, durante a sessão ordinária, que o prefeito Chico Gamba esteve na capital ao mesmo tempo que eles — hospedado inclusive no mesmo hotel — e não os convidou para participar de compromissos oficiais, encontros políticos ou reuniões estratégicas.
A situação veio à tona após pronunciamento do vereador Marcos Menin (União), que demonstrou frustração com a postura do chefe do Executivo. Segundo ele, enquanto outras cidades se apresentaram unidas, com prefeitos e vereadores alinhados, a comitiva de Alta Floresta foi ignorada.
Menin relatou que o prefeito esteve com o senador Jayme Campos e com o vice-governador Otaviano Pivetta, mas deixou os vereadores de fora das reuniões. “Nem sequer convidou a gente para ir em uma reunião política”, afirmou. Ele descreveu o comportamento como individualista e prejudicial. “Infelizmente, o prefeito está pecando — e pecando muito. O egoísmo está afastando os vereadores”.
O vereador ainda citou que, mesmo quando houve entrega de maquinários ao município, os parlamentares presentes não foram chamados para participar ou registrar o momento. “Nem foto nossa postaram”, criticou.

A queixa foi reforçada pelo vereador Naldo da Pista (Republicanos) , que contou que, apesar de tomarem café junto com o prefeito na capital, nenhuma agenda foi compartilhada. Ele destacou que, posteriormente, ao tratar da situação das escolas junto ao vice-governador, foram informados de que o prefeito já havia discutido o assunto mais cedo — sem a presença dos parlamentares.

Parlamentares da base governista afirmam que o afastamento não tem justificativa


Para Naldo, a falta de integração prejudica o município ao dispersar esforços e informações. “Se houvesse um pouco mais de união, poderia convidar — se não os quatro vereadores, ao menos um ou dois. Mas fazemos reuniões separadas e não falamos a mesma língua”.
O clima de insatisfação dominou parte da sessão. Parlamentares da base governista afirmam que o afastamento não tem justificativa, já que todos trabalham pelo mesmo objetivo: garantir mais recursos e avanços para Alta Floresta.
Mesmo diante das críticas, vereadores ressaltaram a produtividade da viagem, com articulações para investimentos na agricultura familiar, regularização fundiária e articulação de recursos para obras e associações.
A vereadora Elisa Gomes, líder do prefeito na Câmara, saiu em defesa de Chico Gamba. Ela disse que o Executivo tem se mantido aberto ao diálogo com todos os parlamentares e que o prefeito nunca deixou de receber nenhum vereador que buscou agendamento oficial.
Elisa ponderou que divergências são naturais, mas reforçou que todos — Executivo e Legislativo — trabalham pelo mesmo objetivo: o desenvolvimento de Alta Floresta.
“O prefeito Chico Gamba e os secretários dele recebem todos os vereadores dessa Casa. Todos que marcam reunião são atendidos. Ninguém aqui trabalha para que o município vá mal; todos trabalhamos para que vá bem — e muito bem”, afirmou.
A vereadora ainda propôs uma reunião interna para alinhamento entre os poderes e para garantir que informações e agendas sejam compartilhadas, evitando ruídos e fortalecendo a atuação conjunta.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]