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Política / “NECESSIDADE URGENTE”

Diego envia ofício à ANTT e cobra duplicação da rodovia BR-163

O deputado estadual avaliou como inconcebível o tráfego em 245 km da via ocorrer em pista simples



Assessoria

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), na terça-feira (18), enviou um ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cobrando “prioridade e urgência” na duplicação da rodovia BR-163. O documento foi destinado ao presidente da autarquia, Guilherme Rodrigues, e aponta a incapacidade da via para suportar o tráfego de veículos.

Diego defende a obra em 245 quilômetros da via, ligando Sinop a Guarantã do Norte. Atualmente, esse trecho está sob administração da concessionária Via Brasil.

A duplicação da via não era planejada, mas o número de fatalidades e transtornos logísticos resultaram em pressão popular e política em prol da duplicação. O Governo Federal e a concessionária Via Brasil, então, firmaram no dia 13 de agosto uma remodelação contratual. O investimento para duplicar a via totaliza R$ 15 bilhões e mais 15 anos de gerência da empresa sobre a via.

“A ampliação da capacidade de circulação de veículos na rodovia por meio da duplicação, destarte, é necessidade urgente e irremediável, sendo inconcebível a perpetuação de via em pista simples pelos próximos (possíveis) doze anos, sobretudo porquanto já hoje, comprovadamente, a rodovia, no trecho acima delimitado, não comporta o tráfego, o qual tende a intensificar-se, exponencialmente, à medida em que a produção agrícola avança na região”, aponta o ofício.

Além disso, o deputado diz no ofício que a BR-163 é fundamental à logística do agronegócio e para o desenvolvimento do país.

“O sistema rodoviário da BR-163, no trecho que vai da cidade de Sinop até o limite do município de Guarantã do Norte, ambos no estado de Mato Grosso, atende direta ou indiretamente ao menos 13 municípios, integra o Centro-Oeste e Norte do Brasil e constitui, portanto, o eixo fundamental para escoamento da produção do norte mato-grossense, porquanto é o único elo a terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós)”, avalia.

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“Trata-se, portanto, de eixo rodoviário fundamental para o desenvolvimento de todo o país, viabilizando o escoamento de áreas produtoras, fomentando a economia nacional, sobretudo com a exportação mais barata de grãos, com significativo impacto no ingresso de divisas e, portanto, na balança comercial brasileira”, acrescenta.

Em julho deste ano, Diego reuniu-se com o Tribunal de Contas da União para discutir sobre a viabilidade da obra. O órgão destacou a importância da duplicação para minimizar acidentes fatais e disse ser possível iniciar o projeto em 2025 ou no primeiro semestre de 2026.

O deputado, então, finalizou o ofício colocando-se à disposição “para tudo o que for necessário” a fim de agilizar a melhoria de infraestrutura.

“Em face do exposto serve-se do presente para, ao tempo em que reconhece e parabeniza Vossa Excelência pelos esforços até aqui empreendidos, solicitar-lhe, gentilmente, a priorização e realização, com a necessária urgência, de todos os atos necessários à efetivação da duplicação, colocando-me à disposição para tudo o que for necessário”, concluiu.

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