Sexta-feira, 21 de Março de 2025

Política Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016, 00:00 - A | A

07 de Outubro de 2016, 00h:00 - A | A

Política /

Jovem candidato do PT é o destaque da eleição

Jornal Mato Grosso do Norte



Cátia Brito
Jornal Mato Grosso do Norte

Dinâmico, disposto, simples e dono de abraços afetuosos, estas são apenas algumas das características de Mequiel Zacarias Ferreira, eleito ao cargo de vereador de Alta Floresta na eleição de domingo, 2.  
O jovem de 31 anos, que é biólogo e acadêmico do curso de jornalismo, colocou seu nome pela primeira vez como candidato e alcançou a marca de 1.143 votos, ficando como o quarto vereador mais votado no município. Durante a apuração dos votos, Mequiel ficou sempre entre os cinco mais votados, despertando a curiosidade de quem não o conhece. Ele que é muito popular na grande cidade alta, principalmente entre os jovens, se considera muito ativo. “Sou uma pessoa que gosta de estar em movimento, que sempre luta, acredito que sempre é possível fazer as coisas, quando a gente quer é possível fazer”, disse. 
Nas penúltimas eleições municipais, seu nome estava à disposição do partido, mas optou por não sair. Neste espaço de tempo acabou se afastando da vida partidária, mas manteve seu trabalho político através de conselhos. Ele já atuou como conselheiro do Meio Ambiente, da Juventude e no ano passado, da Saúde.   
A decisão de vivenciar o pleito eleitoral surgiu a partir do incentivo do partido. “A organização e trabalho do partido sempre me motivaram e acreditaram que poderíamos fazer um bom trabalho. E, dessa forma, conseguimos organizar a chapa de vereadores para as eleições”. 
Outro fator que o influenciou a tomar esta decisão foi o apoio de muitas pessoas. “Eu sou uma pessoa que não prima pela preguiça, eu não tenho problema em assumir as demandas que eu penso que sou capaz, e penso que sou capaz de ser um bom vereador, desde que as pessoas cumpram também o seu papel”, justifica.
Mequiel já atua em uma linha chamada Controle Social, no qual tem o papel de fazer o acompanhamento político e ainda esclarece que sempre esteve envolvido no meio. “Esse trabalho começou na formação da Pastoral da Juventude, a partir daí conheci os Guardiões da Cidadania que tem um trabalho especifico, que é cuidar do legislativo. Além disso, participei de movimentos de combate à Corrupção Eleitoral”, argumenta. 
No momento da apuração dos votos, o agora vereador, se mostrou bastante surpreso com o resultado das urnas. “Até agora tem momentos que eu penso, ‘deu certo mesmo, nós conseguimos’. Mas essa não é uma conquista do Mequiel é uma conquista de todo mundo que acreditou”, disse.
Com o lema “Dialogo e Ação”, seu objetivo é conversar, ouvir e ajudar os eleitores a evoluir através de formação política, para melhorar o processo político, a política e consequentemente, o município. “Muitos pensam que tenho uma visão romântica da política. Mas a política não é novidade pra mim, talvez o meu nome seja novidade para as pessoas. Eu estudo política há muito tempo é um assunto que sempre tive interesse”, explica. Ele pretende fazer pós-graduação em Gestão Pública, para aprimorar, aprofundar e continuar servindo o município.
 Outro fato que considera muito importante é esclarecer a questão da remuneração do vereador. “A verba indenizatória irá ser totalmente utilizada no trabalho porque eu penso que esta verba é automaticamente da população”, justifica.
Ao assumir o cargo, sabe que terá muitos desafios, mas se os coletivos, tanto dos vereadores quanto da população se aliarem, poderão acontecer muitas surpresas. Porém, sua expectativa está voltada para a população.
 “Vou trabalhar com o formato de mandato popular, que é aquele onde consulto e trabalho com a população, se vai dar certo ou não vamos descobrir nesse processo, mas a minha missão neste momento é focar neste formato que acredito que é possível e necessário”, disse.
Mequiel aproveita para agradecer a confiança dos eleitores. “Por mais que eu diga obrigado, ainda sinto que falta um agradecimento. 1143 votos é muita gente, muita esperança, muita vontade. Só queria dar um abraço muito forte em cada uma e dizer obrigado”, finaliza.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]