Sábado, 30 de Agosto de 2025

Política Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019, 00:00 - A | A

23 de Setembro de 2019, 00h:00 - A | A

Política /

Marinha cancela festival de pesca em Paranaíta



José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte

Os pescadores e o público presente neste domingo, 22, no rio Teles Pires, na sede da APEPE- Associação dos Pecadores Esportivos de Paranaíta- próximo a balsa, onde se realizaria o Festival de Pesca organizado pela prefeitura de Paranaíta, foram surpreendidos com a presença da Marinha e o cancelamento do evento.
Mais de 40 barcos e pescadores de diversos municípios da região, que se preparam para participar do 2º Festival de Pesca de Paranaíta, foram surpreendidos com a fiscalização da Marinha no local. Diversas irregularidades foram constatadas pelos agentes da Marinha. Grande parte dos barcos que participariam do festival de pesca não estavam com a documentação regular, ou não tinha documento. E a prefeitura de Paranaíta não solicitou licença da Marinha para realizar o Festival.
O clima no local foi de muita revolta. Alguns pescadores vieram de cidades distantes, como Colíder, para participar do evento e tiveram que voltar para casa sem ter competido.
A inscrição para participar do festival era no valor de R$ 300, para quem fez antecipado e R$ 350, 00 para quem fez na hora. A comissão organizadora da prefeitura fez a devolução do valor.
A Marinha constatou que a Comissão organizadora do festival, da prefeitura de Panaita, além de não ter solicitado licença para fazer o evento, também teria que ter solicitado a presença da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e do Corpo de Bambeiros. 
Muitos barcos, conforme informações obtidas por Mato Grosso do Norte, não tinham documentos regulares e alguns pilotos não tinham a licença para pilotar barcos- a ARRAI- Carteira de Habilitação Amador. Apenas três barcos estavam com a documentação certa. 

Para o vereador Manoel de Moura Nunes, o Netinho, o que aconteceu neste domingo em Paranaíta, é uma vergonha para o município. Conforme ele, a comissão organizadora do festival, tinha o dever avisar os participantes da documentação necessária, mesmo que isto esteja no regulamento.

“Porque no ano passado não teve fiscalização, acharam que este ano também não teria. E pior ainda é a própria prefeitura não ter documento para realizar o festiva. Isso é uma vergonha, um verdadeiro vexame para o município. E a culpa não é das equipes, é da prefeitura que não teve competência para organizar o evento”, lamenta o vereador.
Netinha reitera que Paranaíta já teve o segundo melhor festival de Mato Grosso, só perdendo para Cáceres. “Lamentável ter chegado a este ponto. Fazíamos parte do calendário estadual. Agora não conseguem sequer organizar um evento e expõe o município de Paranaíta ao ridículo”, enfatiza.
 O secretário de Obras da Prefeitura de Paranaíta, Marcos Franco, tentou minimizar a situação, tentando culpar os participantes do evento, pela não realização do Festival. Disse numa gravação de um vídeo para a assessoria da prefeitura, que a Marinha visitou o local, fez uma vistoria e constatou que haviam barcos sem a documentação e pilotos sem licença para dirigi-los. E por questão de segurança a Marinha cancelou o evento. Esqueceu de dizer que a organização foi falha e que a prefeitura não solicitou licença para fazer o festival e nem a presença dos bombeiros.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]