Reportagem/ Informações assessoria
Segundo o levantamento do ministério da Economia, entre janeiro e agosto, Matupá registrou 445 novas empresas. 330 destes são microempreendedores individuais (MEIs). Ao todo, são 417 microempresas, 10 de pequeno porte e 18 de segmentos diversas.
Segundo o prefeito Bruno Mena, a gestão municipal tem buscado divulgar o município para novos empresários de diversos setores. Além disso, investe na infraestrutura, proporcionando condições de transporte, de trabalho e de moradia para quem investe ou trabalha no município.
“Estamos nos preparando para um grande crescimento, não só econômico, mas também exponencial na densidade demográfica e mão de obra qualificada”, prevê Bruno.
O município tem fomentado o micro empreendedorismo, também com facilitação para a abertura de empresas, que dura em média 24 horas.
“Temos procurado fazer um trabalho muito próximo ao Sebrae sobre a realização da abertura de empresas, para o empresário estar legalizado dentro do mercado de trabalho tanto como MEI, ou como pequena empresa. Facilitamos a abertura de empresa no município e tudo isto ajuda a potencializar. Temos um trabalho muito próximo à Associação Comercial com a equipe da Tributação para assessorarmos os pequenos empresários. 95% dos empresários de Matupá são microempreendedores”, comenta.
Temos procurado fazer um trabalho muito próximo ao Sebrae sobre a realização da abertura de empresas
O total de empresas ativas subiu para 3.059 mil empresas. Os segmentos de maior volume são obras de alvenaria, vestuário e acessórios, transporte rodoviário de cargas, salões de beleza, comércio de peças automotivas, promoção de vendas, preparação de terreno, cultivo e colheita.
“Os investimentos do poder público, trabalho junto ao Senai na capacitação profissional, Sebrae na capacitação empresarial e captação de recursos. Câmara de vereadores e prefeitura, fazem com que Matupá tenha esse sucesso, porque todo mundo está envolvido. Isso ajuda no desenvolvimento e crescimento da cidade de forma planejada. Esses números são grandes, até maiores que municípios que tem o dobro do nosso tamanho”, observa Bruno.