Reportagem
Mato Grosso do Norte
Para o governador Mauro Mendes (União), o Governo Lula (PT) deve deixar de lado questões ideológicas e não dobrar a aposta, aplicando o princípio da reciprocidade em relação a aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos. A taxação entra em vigor no dia 1º de agosto.
“Eu recebi com muita surpresa e com uma certa preocupação esse anúncio do Trump. Existe muito radicalismo, existem posições desarrazoadas, talvez, de ambos os lados. Temos que focar naquilo que produz resultados para o nosso país”, disse o governador.
Donald Trump, ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, citou o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Sobre as questões comerciais, classificou a relação como injusta por conta de tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil.
“Eu não quero entrar num debate ideológico nesse momento, se Lula está certo, se Bolsonaro está certo. Eu acho que Lula tem que focar no nosso país, nos nossos problemas, assim como o Trump tem que fazer lá no dele. Esses conflitos, nós já vimos o que aconteceu com relação ao tarifaço com a China. Não adianta dobrar a aposta, porque ele dobra do outro lado. Ele é muito grande e consegue”, completou.