Terça-feira, 08 de Outubro de 2024

Política Quarta-feira, 24 de Maio de 2017, 00:00 - A | A

24 de Maio de 2017, 00h:00 - A | A

Política /

Nonato destaca Piscicultura como alternativa para agricultor familiar

Jornal Mato Grosso do Norte



Reportagem
Mato Grosso do Norte

O vereador Nonato Bernardo Duarte (PDT) de Guarantã do Norte, não pensava em entrar para a política. Mas recebeu convite para ser candidato, decidiu participar do processo e se elegeu vereador. 
Pequeno agricultor, (tem uma chácara em Guarantã do Norte e um sítio em Peixoto de Azevedo) durante 4 anos atuou na igreja Católica no bairro Santa Marta. Sua primeira filiação partidária foi justo no PDT, já visando a disputa eleitoral de 2016.
Na Câmara Municipal, o novo parlamentar tem como foco principal a Agricultura Familiar, mas sem esquecer dos outros setores da estrutura administrativa do município, como Infraestrutura, Educação e Saúde.
“Como agricultor, vou priorizar a Agricultura, mas sem esquecer as outras áreas. Antes, eu não pensava em entrar para a política, mas estou gostando. É uma oportunidade de ajudar na construção de uma política mais justa. O mandato proporciona a oportunidade de ajudar as pessoas e isto é gratificante”, expressa Nonato.
Na visão do parlamentar, Guarantã do Norte tem que trabalhar para fortalecer a Agricultura Familiar e diversificar as oportunidades para os agricultores. Hoje, conforme ele, a produção de Guarantã é voltada para o leite, banana e a pecuária.
“Hoje, o agricultor depende muito do leite, que é predominante em Guarantã. Mas temos potencial para criar novas alternativas econômicas para os pequenos agricultores. E isto seria bom tanto para o homem do campo melhorar a sua renda, como para fortalecer a economia local”, enfatiza.
O município de Guarantã do Norte, segundo Nonato, tem grande potencial hídrico, favorável para o desenvolvimento da piscicultura. Esta atividade, na sua avaliação, pode ser trabalhada e se transformar em uma atividade importante e lucrativa.
Recentemente, junto com outros vereadores, Nonato visitou a cidade de Primavera do Leste, para conhecer um projeto desenvolvido com sucesso naquele município, envolvendo a criação de peixes através de tanques e um frigorifico de abate de peixes administrado por uma associação.
Conforme o vereador, o frigorifico de peixes abate 5 mil quilos. A produção é exportada para todo o país. “Temos que trabalhar para implantar um frigorifico como este em Guarantã e explorar o potencial do município. Esta associação é como a cooperativa Coopernova em nossa região”, observa Nonato, acrescentando que o frigorifico busca peixes de produtores de Peixoto e Guarantã do Norte.
Na opinião do parlamentar, o ideal é a classe política se unir para trabalhar em conjunto para fortalecer a piscicultura em Guarantã e região, e lutar para conseguir os recursos para a implantação de um frigorifico no município. 
Atualmente, ele disse que existe a previsão da liberação de uma emenda do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), destinada a construção de um frigorifico de Peixes em Guarantã.
 “Esse projeto é uma vontade do prefeito e dos vereadores e vamos trabalhar em conjunto para conseguir. Temos que nos unirmos com os município vizinhos para viabilizar este frigorifico. Toda a região será beneficiada e a Agricultura Familiar seria fortalecida”, acentua.
Postura-  Nonato integra o grupo de oposição na Câmara Municipal, composto por seis vereadores. Todavia, faz questão de esclarecer que defende os interesses da comunidade. 
“Quero que o município cresça. Não é porque sou oposição que vou ficar contra o prefeito e votar contra todos os projetos. Mas acho que fazemos oposição com coerência. Até agora votamos mais 50 matérias e apenas três projetos foram rejeitados. No meu entender, a oposição funciona como equilíbrio na Câmara Municipal e acaba sendo salutar para o processo político”, analisa Nonato.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]