José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
A Câmara Municipal de Guarantã do Norte aprovou na última sessão ordinária, o projeto de Lei, Câmara do Povo. Segundo o presidente do poder Legislativo de Guarantã, Valter Neves Moura (PDT) o projeto estabelece que a Câmara Municipal vá nas comunidades e nos bairros da cidade conversar com a população e discutir as prioridades.
Valter acentua que a mesa diretora da Câmara irá organizar a estrutura para fazer o deslocamento para cada localidade. “Precisamos nos preparar porque vai ser montado uma estrutura no bairro ou comunidade para recebermos a população. Iremos nos deslocar para o local pela manhã, passaremos todo o dia conversando com os moradores e finalizaremos com uma sessão à noite”, explica o parlamentar.
Conforme ele, o projeto é a forma encontrada para se aproximar, estar em contato direto e ouvir o povo. “Foi a maneira que encontramos de aproximar o poder Legislativo da comunidade. Nem sempre é possível para todas as pessoas vir nas sessões da Câmara Municipal. E se o povo não vem na Câmara, a Câmara vai até ao povo para ouvir suas prioridades, sugestões, saber de suas dificuldades e também ouvir as críticas”, observa Valter.
Segundo o presidente da Câmara, os vereadores tem conhecimento dos problemas básicos como Educação e Saúde, mas só quem mora em cada bairro ou comunidade rural, sabe das dificuldades enfrentadas e o que querem como prioridade.
“Como representantes do povo, o vereador precisa ouvir a sociedade e discutir os seus anseios, para tentar encontrar as soluções. Este projeto é uma maneira também de o vereador sair do gabinete e ter a oportunidade de testar a sua popularidade com o povo. E o mais importante é que a Câmara se aproximará da população”, reitera o vereador.