Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025

Política Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025, 14:31 - A | A

31 de Outubro de 2025, 14h:31 - A | A

Política / audiência Pública

Promotor Danilo Lima pede formalização de reclamações contra a Energisa



A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de quinta-feira (30) uma audiência pública de grande interesse comunitário no Plenário da Casa, com o tema “Questões relacionadas aos serviços prestados pela Energisa em nossa comunidade e região”. O evento foi motivado pelo crescente número de reclamações e pelos prejuízos que, segundo a população, vêm sendo causados pelas falhas no fornecimento de energia elétrica tanto na área urbana quanto na rural.

O promotor de Justiça Danilo Cardoso Lima, que representou o Ministério Público (MP) na ocasião destacou que o Ministério Público já possui um procedimento instaurado para acompanhar a situação, além de uma ação judicial em fase de instrução na comarca. Ele sublinhou que a efetiva participação popular, com o registro formal de reivindicações e prejuízos, é essencial para fortalecer as provas a serem juntadas ao processo judicial.

O promotor orientou a população de maneira geral a registrar todas as quedas de energia junto à Energisa (via aplicativo ou telefone) para gerar protocolos formais. E disse que se o problema não for solucionado no prazo, acionar imediatamente a AGER (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Delegados do Estado de Mato Grosso) para que a agência tenha conhecimento da situação e possa fiscalizar e cobrar providências.

"Não adianta usar apenas as redes sociais. Reclamar no Facebook ou Instagram não resolve, porque essas manifestações não chegam aos processos oficiais. Usem os meios formais. Somente assim os órgãos públicos poderão adotar providências efetivas", alertou.

Outro ponto levantado pelo promotor foi a questão da oscilação na tensão da rede. Segundo informações repassadas pela AGER, a quantidade de quedas de energia em Alta Floresta estaria "dentro do padrão aceitável pela ANEEL", mas a oscilação de tensão não está.

"E isso causa grandes prejuízos... A Energisa precisa resolver. Portanto, havendo esse tipo de oscilação, registrem também. Acionem a Energisa e, se necessário, a AGER. A empresa já foi notificada de que precisa melhorar esse aspecto", orientou.

Fonte/  Lindomar Leal

Assessoria

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]