José Vieira
Mato Grosso do Norte
O vereador David Marques, o David da Farmácia (MDB) de Guarantã do Norte, reeleito no dia 6 de outubro para o quarto mandato consecutivo, desponta como favorito na disputa para a presidência da Câmara Municipal no biênio 2025/2026.
David concedeu uma entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, na sexta-feira, 25, e afirmou que foi procurado por um grupo de 4 vereadores, que lhe propuseram ser o próximo presidente.
O parlamentar observa que sua carreira política durante estes 12 anos de mandato, tem se pautado por uma postura de equilíbrio, sem ser situação e nem oposição. Esta trajetória, conforme ele, com a maturidade politica e a experiência acumuladas durante sua atuação parlamentar, lhe credenciam para pleitear o principal cargo da mesa diretora do poder Legislativo.
Não tinha planos para ser o presidente, mas as pessoas que me analisaram, acreditaram no meu jeito de fazer política
“Sempre trabalhei buscando atender a população. E neste quarto também sigo com este mesmo pensamento, de trabalhar pela comunidade. Me sinto preparado para esta nova missão e acredito que vai dar certo. A partir de 1º de janeiro teremos um novo prefeito, uma nova gestão e estamos preparados para esta nova etapa”, disse David.
Sobre a presidência, ele enfatiza que sempre fez parte de todas as mesas diretoras formadas da Câmara municipal nos seus três mandatos. E observa que não tinha planos para ser candidato à presidência, mas seu perfil político foi analisado, recebeu a proposta e aceitou a missão.
“Fiz parte da mesa diretora até dentro da oposição. Não tinha planos para ser o presidente, mas as pessoas que me analisaram, acreditaram no meu jeito de fazer política. Quem fez esta proposta para que eu seja presidente, realmente conhece o meu jeito de fazer política e não vejo dificuldade. Dá para fazer diferente e fazer o melhor para a população”, disse.
Ele assegura que tem a maioria dos votos para se eleger presidente da Câmara, mas por enquanto, prefere não citar nomes. “Tenho 4 votos, 5 com o meu. E conto também com os demais vereadores. Até porque, na Câmara municipal, a partir do momento que tem alguém a frente, não adianta mais brigar, nem tentar de outra forma. Acredito nas pessoas que me deram este voto de confiança e vou conversar com os outros 4 vereadores para a gente ter uma Câmara equilibrada”, analisa David.
Ele acredita que não haverá mudanças, pois os vereadores lhe deram a palavra. “Não vou declinar nomes. Seria ruim para mim citar nomes. Agora, deve sair da boca deles o que falaram para mim. Conversamos, discutimos, me deram a palavra e confio nestas pessoas. Mas a gente só é presidente no dia 1º de janeiro quando os votos forem contados”, pontua.
David disse que ainda não conversou com o prefeito eleito, Subtenente Márcio (Novo), sobre a mesa diretora. Porém disse que ele lhe telefonou após a eleição e declarou que sua proposta é trabalhar juntos pela comunidade, não só com ele, mas com todos os vereadores.