Domingo, 31 de Agosto de 2025

Política Sexta-feira, 07 de Julho de 2017, 00:00 - A | A

07 de Julho de 2017, 00h:00 - A | A

Política /

Vereador Mendonça destaca regularização do bairro Vila Nova



Edemar Savariz
Mato Grosso do Norte

O vereador Valdecir José dos Santos, o Mendonça (PSC), disse à Mato Grosso do Norte que tem conseguido atingir sua meta de trabalho nestes primeiros seis meses. “Esse semestre foi muito positivo, conseguimos realizar uma meta de trabalho bem satisfatória. Fizemos um trabalho corpo a corpo com a sociedade. Posso dizer que atingi 80% dos meus objetivos”, disse o vereador. 
Dentro dos trabalhos que o vereador tem desenvolvido, ele destaca a regularização do bairro Vila Nova.
 “Faz mais de 35 anos que o bairro foi criado e os moradores ainda não tinham a escritura de seus terrenos. Iniciamos este trabalho e hoje, mais de 70 moradores já têm toda a documentação para irem ao cartório e registrarem suas propriedades. Isso é um ponto muito positivo para aquele bairro”, enfatiza.
“Além do Vila Nova, temos vários trabalhos que estão em andamento. Posso destacar a ponte do Cidade Bela. Esta obra já era para ter iniciado, mas devido ao problema na ponte da Avenida Mato Grosso, não deu para começar. Mas em breve estaremos fazendo uma nova ponte. Outra obra de nossa indicação é a construção de rotatória nos dois finais da Avenida Amazônia, um próximo a lanchonete Ula-Ula e o outro da escola Cecília Meireles”, complementa.
DEMISSÕES 
O vereador explica que os funcionários contratados da prefeitura nunca foram indicações de vereadores e que as demissões são necessárias para adequar a folha de pagamento. 
“Ventilou-se nos meios de comunicação que a folha de pagamento estava acima do limite permitido devido os funcionários serem indicações de vereadores. Isso não procede. Sabemos que a prefeitura realmente está com a folha de pagamento extrapolada, acima do permitido por lei e tem que fazer mesmo essas demissões para ajustar a folha”, esclarece.
“Estão comentando que essas pessoas são indicações de vereadores, mas na verdade existem pessoas usando o nome de vereador para indicar pessoas para trabalhar na prefeitura. São 300 funcionários contratados e vereadores são apenas 13. Por isso, esse comentário não é verdadeiro. Esses funcionários não tem nada a ver com vereador. Esta é uma medida do ministério público para que a prefeitura se adeque as leis, se não fizer, é improbidade administrativa”, complementa.
O vereador explica que neste momento as demissões devem ser feitas e que no futuro, caso seja necessário preencher alguma vaga, a prefeitura estará providenciando um teste seletivo. “Esses funcionários estão contratados de maneira irregular, é um problema do executivo que tem que ser resolvido. Pelo que estou sabendo, após as demissões poderá ocorrer um teste seletivo, caso haja necessidade, assim todas as pessoas irão ter oportunidades iguais”, disse.

AUMENTO NA FOLHA
Mendonça explica que o aumento na folha de pagamento ocorreu devido a dois motivos. “O primeiro é que caiu a arrecadação do município de 25% a 30%. Como o percentual da folha de pagamento é de até 54% da arrecadação do município, com a queda, houve um aumento neste índice. O segundo é que aumentou o número de funcionários contratados na prefeitura. Esses dois fatores que causaram esta negatividade no excesso do limite constitucional da folha de pagamento”, explica.
FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE  
Os funcionários, lotados na Secretária de Saúde estão recebendo os seus salários com mais de 20 dias de atraso. Segundo o vereador, isso tem que mudar e o executivo tem que tomar providências. 
“Na minha opinião, falta administração e responsabilidade. Porque o funcionário trabalhou, ele tem os compromissos dele e não é lícito um trabalhador ficar mais de 20 dias sem receber. Acabou a desculpa. Estão demitindo essas pessoas e agora tem que colocar os pagamentos em ordem. A desculpa era que a folha estava inchada, agora acabou. O funcionário trabalhou, chegou no dia, tem que pagar”, cobra o vereador.
“Cada secretário tem que ser responsável por sua pasta, inclusive pelos pagamentos e ter conhecimento do que está acontecendo. Se for preciso fazer demissões, que façam, mas que paguem em dia os salários dos funcionários”, finaliza. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]