José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
O vereador Dr. Alex (PSD) de Peixoto de Azevedo, afirma que está realizando um estudo para obter dados e informações para propor projetos de leis para mudar a forma de atuação da Águas de Peixoto [empresa do grupo Nascentes do Xingu] no município.
Uma das propostas do parlamentar é com relação ao valor da taxa de esgoto cobrada pela empresa, que é de 90% do valor da conta de água do consumidor.
“A rede de esgoto em Peixoto é um verdadeiro caos. E vou propor através de projeto de lei que será apresentado na Câmara Municipal, criar uma tarifa social de água e esgoto, para diminuir este valor”, diz o vereador.
Ele disse que já solicitou informações à empresa sobre seus custos e está estudando para elaborar um projeto para as pessoas de baixa renda, que tem um consumo menor de água, para o valor da taxa de esgoto cair para um percentual de 30 a 40% do valor da conta de água.
“Vou apresentar o projeto nas próximas sessões”, assegura.
Dr. Alex, que também é advogado, acentua que a Águas de Peixoto, do grupo Nascentes do Xingu, deve melhorar a qualidade do serviço prestado na cidade. Segundo o vereador, quando a empresa abre um buraco no asfalto das ruas da cidade, não arruma como deveria.
“A cidade já tem pouco asfalto e a Água de Peixoto estraga o que tem. Em outras cidades, não é assim. Aqui faz do jeito que querem”, assevera.
O parlamentar disse que um projeto de lei de sua autoria, já aprovado e sancionado, determina que a Nascentes Xingu, tem que arrumar igual ou melhor todos os buracos que abrir nas ruas da cidade. Caso contrário está sujeita a multa de R$ 3 mil. No entanto, a lei não está sendo obedecida.
“Estou analisando também o contrato de concessão de serviço que a empresa tem com o município, para verificar se ela tem condições de continuar prestando este serviço, que é de grande importância para a população. A nascentes Xingu deve seguir as regras da concessão, ou poderíamos analisar a possibilidade deste contrato ser rompido”, assegura Dr. Alex.