por Jorge Blancarte
Autocosmos.com/México
O Dodge Challenger é um modelo tradicional e que recebeu muitas atualizações e edições especiais ao longo dos anos, para mantê-lo sempre como um objeto de desejo. Caso da versão Hellcat Redeye, que é construído sobre a variante Widebody, com a qual compartilha muitos elementos de design e equipamentos. Para marcar a diferença, a logomarca Hellcat com os olhos vermelhos aparece nas laterais, nas rodas, no spoiler traseiro, na grade e na imagem de abertura da tela no centro painel de instrumentos. Outro detalhe é no capô, mais ostensivo com duas entradas de ar.
O visual externo confirma a verve esportiva do modelo. Já o interior traz um alto nível de acabamento, com assentos de couro com Alcântara e alavanca de câmbio como o volante SRT revestido em couro. Em geral, os materiais são de boa qualidade, com revestimentos plásticos opacos e agradáveis ao toque. Completam o ambiente um sistema de climatização de duas zonas, paddles shifts para trocas de marcha, sistema de áudio Premium com 18 alto-falantes, uma tela de 7 polegadas configurável no painel de instrumentos, botão ignição frontal e câmera reversa, entre outras coisas.
O sistema de informação e lazer Uconnect é fácil de usar e muito amigável, mas já mostra o peso dos anos – a FCA acaba de lançar uma nova geração do equipamento, que ainda não aparece em todos os modelos. O equipamento pode ser operado tanto através do volante multifuncional quanto pela tela de toque com 8,4 polegadas. Ele tem entradas auxiliares USB, navegador nativo, rádio e tocador de MP3. Além disso, oferece conectividade com o Android Auto, como o Apple CarPlay. Algo novo aqui é a função Páginas de Desempenho, que fornece dados sobre acelerações, forças G, desempenho e outras informações. No que diz respeito à segurança, ele vem equipado com seis airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, sensores de ré e assistente de partida em rampa.
Obviamente, o que este Redeye traz de mais notável é a mecânica herdada da variante Demon: um motor Hemi V8 6.2 litros supercharched. O dispositivo tipo Roots de 2,7 litros aumenta a pressão na admissão para 1 bar e eleva a potência para impressionantes 797 cv a 6.500 rpm, com torque de 97,7 kgfm. Para ajudar a manter o conjunto dentro dos padrões de temperatura, a função Power Chiller – resfriador de potência, em inglês