O uso de máscaras tornou-se obrigatório em todo o estado de Mato Grosso, em locais públicos e no comércio. Diversos modelos apareceram, com diferentes estampas e tipos de tecidos, mas, por baixo das novidades, a pele do rosto sofre com calor e abafamento. Segundo a dermatologista Elaine Togoe, o uso contínuo do acessório pode trazer irritação e mais oleosidade, mas há formas para evitar estes problemas.
“Dependendo do tecido, se for muito espesso ele pode machucar, porque na hora que a pessoa fala, muitas vezes a máscara pode se movimentar, e fica sempre tendo um atrito”, explica Elaine. Neste sentido, o ideal é optar por tecidos mais leves. “Estas de TNT são as melhores, de malhas mais finas, são as que menos tem atrito com a pele”, garante.
O pior, no entanto, não é o tecido, mas o calor que amassa a pele e pode dilatar os poros, o que causa o surgimento de cravos e a maior oleosidade da pele, piorando a acne.
A melhor forma de cuidar da pele neste momento, segundo Elaine, é lavar o rosto com frequência (pelo menos ao acordar, novamente na hora do almoço e no final do dia), manter o uso de protetor solar e evitar o uso de maquiagem, além de lavar as máscaras toda vez que forem utilizadas. “As pessoas estão achando que tem que passar o protetor só na pele que está fora da máscara, mas as de pano permitem a passagem de alguns raios ultravioletas”, explica.
“A tendência da pele é ficar mais oleosa, então deve-se usar uma loção tônica para reduzir a oleosidade e passar um protetor solar mais seco, se a pele for naturalmente oleosa. Se a pele for mista, só de passar um tônico já pode passar protetor normal”, afirma.
Elaine também lembra que é necessário redobrar os cuidados com o uso de ácidos. “Se a pessoa tiver usando ácido forte, com o calor e abafamento da máscara, como para pessoas que cozinham ou trabalham em lugares quentes, pode causar irritação”, explica.
Para quem tem alergia no rosto, o uso da máscara também pode piorá-las, devido ao calor e abafamento. A sugestão é que deem preferência para máscatas de TNT, que são mais leves.
Quanto à maquiagem, Elaine é taxativa: é melhor não usar e ficar só no protetor solar com cor. “Ela auxilia a aumentar a oleosidade e obstruir os poros. Porque, imagina, se você passar o protetor, passar base, pó, e ainda colocar a máscara por cima... é muita obstrução!”, finaliza.
(Dra. Elaine Togoe, Dermatologista, seguindo a