Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024

Variedades Sexta-feira, 05 de Agosto de 2016, 00:00 - A | A

05 de Agosto de 2016, 00h:00 - A | A

Variedades /

No tempo da delicadeza

Carta Z



Deborah Secco já fez de tudo um pouco na tevê. Desde os 11 anos convivendo entre textos, roteiros e estúdios, a atriz já passou por diversas fases na carreira: de mocinhas delicadas a mulherões imprevisíveis. Agora, aos 36 anos, se prepara para viver mais uma função diferente no vídeo: a de mulher comum. Em "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz", nova temporada da produção que estreia na segunda, dia 22 de agosto, a atriz encarna a batalhadora Tânia. Mãe solteira dos adolescentes Luiza e Fábio, de Bárbara Maia e Caio Manhente, a personagem trabalha como recepcionista na academia Forma, um dos principais cenários da história. A personagem será a primeira pessoa a oferecer ajuda e carinho à protagonista Joana, cearense recém-chegada ao Rio de Janeiro interpretada por Aline Dias. "Nunca fiz a mulher que batalha para garantir o futuro dos filhos, que pega ônibus, a que pode ser sua mãe, tia, vizinha. É uma personagem universal, extremamente verossímil e fácil de encontrar em qualquer lugar, inclusive, dentro de mim", explica.

      A facilidade para chegar ao ponto certo de Tânia é bem-vinda. De volta ao trabalho depois de dar à luz e cuidar da pequena Maria Flor, de sete meses, Deborah assume que queria que esse retorno fosse o mais tranquilo possível. "Já fiz muitas loucuras para desenvolver personagens, como me mudar de cidade, emagrecer e engordar rápido, malhar muito para ficar com um corpo fora da realidade. Não daria para entrar em um processo de construção muito complexo", detalha. Convites para as mais diversas produções estavam à espera de sua resposta. E em conversa com a cúpula da Globo, a atriz acabou optando pela escalação do autor Emanuel Jacobina e do diretor Leonardo Nogueira. "Quem protagoniza 'Malhação' são os jovens. O elenco mais adulto dá apenas um suporte, uma densidade ao enredo. Então, faço o que gosto, mas de forma bem calma", conta.

      Além de gravar apenas três vezes na semana, Deborah tem outras regalias nos bastidores de "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz". Seu roteiro privilegia cenas dentro do complexo dos Estúdios Globo, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, suas refeições têm horários precisos e Maria Flor sempre a acompanha no trabalho. "Vou continuar precisando desse apoio durante um tempo. Não quero ficar tanto tempo longe do trabalho, mas preciso estar perto da minha filha. Ela é a prioridade agora. Então, preciso de um esquema diferente para estar no ar", avisa. As impressões inicias da atriz nos primeiros dias de gravação foram as melhores. Acostumada ao ritmo puxado de papéis principais em novelas, ela teve tempo de debater as sequências com seus jovens companheiros de cena. "Eles são muito fofos. Acho que estar em 'Malhação' é uma ótima forma não só de me aprofundar na realidade dos adolescentes, mas de abrir um canal de comunicação com eles, é um outro público", empolga-se.

      Natural do Rio de Janeiro, aos sete anos de idade, Deborah já atuava em comerciais e espetáculos infantis. Sua primeira oportunidade na tevê foi em 1990, com a esperta Denise, de "Mico Preto". Após muitas peças e algumas participações em séries como "Confissões de Adolescentes", da TV Cultura, ela retornou à Globo na pele da espevitada Karina, de "A Próxima Vítima". Seu bom desempenho em tramas como "Vira-Lata", "Suave Veneno" e, sobretudo, "Laços de Família" a transformou em um dos nomes mais disputados da emissora. Mais recentemente, continuou firme nas novelas, mas também se "jogou" no cinema, onde deu vida a tipos nada óbvios em longas como "Bruna Surfistinha" e "Boa Sorte". "Não sou de ficar parada esperando as personagens mais interessantes. Vou atrás do que quero e tento sempre dar o meu melhor em cada uma das oportunidades que tenho. Na vida de atriz, é preciso estar atenta a tudo", destaca.

 

Tudo no lugar

      A atual forma física de Deborah Secco impressiona. Algumas semanas depois de ter tido sua primeira filha, a atriz já desfilava com sua reconhecida boa forma praticamente intacta. Para ela, tudo aconteceu de forma natural, visto que sempre se cuidou para resistir às mudanças exigidas pela profissão. "Trabalho com a minha imagem e mudo muito para cada personagem. Isso me fez ter vida de atleta e o corpo tem memória. Recuperei rápido meu corpo após ter minha filha, mas ele ainda não está do jeito que quero", explica, fazendo a "linha" modesta e exigente.

     

Instantâneas

# A primeira protagonista de Deborah Secco na Globo foi em "A Padroeira", novela das seis exibida em 2001.

# Vez ou outra, a atriz mostra sua porção apresentadora. Ela já esteve à frente de programas como os extintos "Você Decide" e "Festival de Desenhos" e no recente "Deborah Secco Apresenta", exibido pelo canal pago Viva.

# Deborah já tinha gravado algumas cenas de "Verdades Secretas", de 2015, quando se descobriu grávida. O papel de Carolina, mãe da modelo Angel, de Camila Queiroz, ficou com Drica Moraes.

# Antes de sua confirmação no elenco de "Malhação", Deborah estava reservada para um dos personagens principais de "À Flor da Pele", próxima novela das nove de Gloria Perez.

 

"Malhação – Pro dia Nascer Feliz"  – Globo – Estreia dia 22 de agosto.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]