Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025

Variedades Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025, 09:48 - A | A

31 de Outubro de 2025, 09h:48 - A | A

Variedades / 'Não tenho mais coragem'

Simone Mendes deixou de lado hábito inusitado e perigoso na dieta envolvendo ovo cru

Pode causar intoxicação alimentar



Purepeople Brasil

Uma das cantoras mais queridas do Brasil, embora vez ou outra seja envolvida em polêmicas, Simone Mendes teve que mudar drasticamente sua alimentação para conseguiu perder mais de 30 kg recentemente, que veio atrelado a uma dieta saudável, muitos exercícios físicos e novos hábitos de saúde.

Mas, antes mesmo desta transformação começar a ser pensada, a irmã de Simaria já vinha mudando alguns aspectos de sua alimentação. Dona de receitas saudáveis para a dieta, incluindo um bolo de banana com aveia que é uma delícia, Simone confessou, durante a gravação de uma receita de bolo de iogurte, que não comia mais massa de bolo crua.

Assim como muitas crianças, a sertaneja adorava 'raspar o pote' com os restinhos da massa de bolo que ficavam quando ela era transferida para a forma, mas confessou que deixou de comer a massa crua quando passou a refletir que aquilo também continha ovos crus - nada recomendados para a saúde, e que também não a agradam.

"Quando eu era menina, adorava raspar a massa e achava uma delícia, mas hoje não tenho mais coragem, acredita? Porque eu lembro que o ovo é cru, aí eu não consigo mais. Mas tem gente que adora e acha que a melhor parte é essa, depois que a mãe faz o bolo", contou Simone, relembrando de sua infância que foi muito humilde.

Não é recomendado comer massa de bolo cru, segundo especialistas

Embora comer massa de bolo cru seja muito comum para muitas pessoas, a prática não é nada recomendada e pode representar um risco real à saúde. Segundo especialistas em segurança alimentar, tanto os ovos crus quanto a farinha de trigo não cozida podem conter micro-organismos perigosos, e que só são eliminados com o calor do cozimento.

O principal perigo dos ovos crus é a Salmonella, bactéria que pode causar intoxicação alimentar com sintomas como diarreia, febre, cólicas e vômitos. Em casos mais graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa, a infecção pode até levar à morte. Por isso, o recomendado é cozinhar os ovos até que as gemas e claras fiquem firmes, além de evitar o consumo de receitas com ovos crus.

Mas o risco não vem apenas dos ovos. A farinha crua também pode ter bactérias como a E. coli, um micro-organismo que causa fortes dores abdominais e, em alguns casos, infecções graves. Isso acontece porque a farinha é um produto cru e que não passa por processos de pasteurização. Desta forma, ela não está livre de contaminação.

Por isso, especialistas alertam: provar massas cruas de bolo, torta, biscoito ou pizza não é seguro, mesmo que em pequenas quantidades. O ideal é esperar o cozimento completo, que elimina as bactérias e torna o alimento seguro para o consumo.

'Não tenho mais coragem': Simone Mendes deixou de lado hábito inusitado e perigoso na dieta envolvendo ovo cru; pode causar intoxicação alimentar

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]