José Vieira/ Mato Grosso do Norte
Na terça-feira, 4, Paranaíta sediou uma oficina Fiocruz de curadoria em saúde, na Câmara Municipal, evento com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, representantes da Fiocruz, prefeitos do Consórcio de Saúde do Alto Tapajós e os novos prefeitos que agora fazem parte do Consórcio.
O Município se destaca com o Programa de Cirurgias Eletivas, que realiza procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade de 10 municípios. Além dos 6 municípios da região de Alto Tapajós, também passaram a compor os Consórcio os municípios de Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Guarita e Itaúba.
No entanto, como um polo no atendimento à Saúde, Paranaíta vem desenvolvendo diversos programas, que foram apresentados aos participantes da reunião. Paranaíta ingressou no IdeiaSUS, com o projeto que viabiliza zerar as filas de cirurgias eletivas.
A ação de Paranaíta ganhou, em novembro de 2024, um prêmio da Plataforma IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de melhor experiência de sucesso do Centro-Oeste no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O município de Paranaíta idealizou o projeto para realizar as cirurgias eletivas e zerar a fila de espera na região. Prefeito Osmar destacou a importância da união dos prefeitos da região por uma saúde de qualidade para a população do Alto Tapajós, pelo sucesso do programa Fila Zero na Cirurgia, e expressou sua gratidão ao Governo do Estado, pelo apoio nesta iniciativa.
As cirurgias eletivas vêm sendo realizados no Hospital de Paranaíta, através da parceria dos municípios e apoio do Governo estadual. “Um projeto que deu certo através da união dos prefeitos e o apoio do governo estadual. E assim, podemos realizar as cirurgias eletivas, atender e cuidar da população da região”, disse Osmar.
O projeto das cirurgias eletivas foi premiado como melhor Solução na Saúde da região Centro Oeste, pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e IdeiasSUS.
O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou os prefeitos pela iniciativa, sobretudo Osmar Moreira, que idealizou o projeto. “O governo do Estado apoia este projeto que deu muito certo e é premiado como a melhor solução na Saúde do Centro Oeste. O prefeito Osmar, assim como os demais, está de parabéns por esta iniciativa”, disse Gilberto.
Números - Desde julho de 2023, a parceria entre municípios e Estado já realizou 1.467 cirurgias de visão, 892 cirurgias do sistema osteomuscular, 183 cirurgias por aparelho geniturinário, 133 cirurgias por aparelho circulatório, 106 cirurgias de vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço e 96 cirurgias do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal.
Também foram realizados 2.100 consultas/atendimentos/acompanhamentos, 1.070 diagnósticos por ultrassonografia, 812 diagnósticos por endoscopia, 724 diagnósticos por ressonância magnética, 698 diagnósticos por tomografia, entre outros procedimentos.







