Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Atualidades Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 08:34 - A | A

24 de Março de 2025, 08h:34 - A | A

Atualidades / desafios técnicos e financeiros

Prefeitos reforçam pedido para agilizar solução para clínica de hemodiálise em Guarantã do Norte

Prefeitos, deputados e representantes do governo estadual estiveram participando de reunião promovida pelo TCE, para debater soluções



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Durante a reunião, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e articulada pelo deputado estadual Diego Guimarães, foram debatidos os principais desafios técnicos e financeiros que impedem o pleno funcionamento da clínica de hemodiálise em Guarantã do Norte, que ainda não está habilitada para operação.
Com a presença de prefeitos, autoridades de saúde e representantes do Governo do Estado, o encontro teve como foco viabilizar estratégias para garantir os atendimentos.

"Entre as alternativas discutidas, destacamos o fortalecimento do repasse de recursos, a otimização da gestão operacional e possíveis parcerias institucionais. A intenção é que, com o apoio do Tribunal, seja possível superar os entraves existentes e assegurar que os pacientes da região tenham acesso ao tratamento de hemodiálise sem a necessidade de deslocamentos para outras cidades”, disse o conselheiro Guilherme Antonio Maluf

A Secretaria de Estado de Saúde se comprometeu em levantar as questões técnicas e a estudar a viabilidade financeira. " Uma clínica de hemodiálise é de alta complexidade e precisa ser muito bem analisada, pois se não o paciente pode padecer. A questão técnica é fundamental para um atendimento de qualidade e para a população receber esse benefício."

A secretária-adjunta de Saúde do Estado, Fabiana Bardi, reforçou que o Governo tem auxiliado na estruturação técnica da unidade e está empenhado em habilitá-la. Porém há necessidade de adequar a clínica ao que é exigido pelos protocolos de saúde pública. "Este é um procedimento de extrema complexidade, com critérios estabelecidos inclusive pelo Ministério da Saúde”.

Prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves enfatizou a responsabilidade na gestão da clínica. "A clínica precisa estar habilitada, com alvará da Vigilância Sanitária e condições adequadas para atendimento. Precisamos garantir que, se um paciente tiver uma complicação, haverá suporte adequado, e quero dizer que essa questão está sendo tratada com responsabilidade e respeito. A preocupação não só em fiscalizar, mas em apresentar soluções para viabilizar a gestão e a entrega de serviço público de qualidade”, observa Márcio.

Conforme o deputado Diego Guimarães, a instalação de clínicas de hemodiálise é um sonho para vários municípios, devido às dificuldades enfrentadas pelos pacientes renais crônicos. "Temos casos de pacientes que precisam viajar 250 km a cada três dias para realizar o procedimento”, declarou.

O prefeito de Matupá, Bruno Mena, também manifestou apoio à iniciativa. Ele disse que a reunião convocada pelo TCE com a participação dos demais prefeitos da região, foi a oportunidade de reforçar os pedidos para acelerar o processo burocrático para ter o serviço de hemodiálise efetivamente funcionando em Guarantã do Norte.

“Estavam presentes eu, o prefeito Márcio de Guarantã, prefeito Pascoal de Terra Nova, Cassiano de Novo Mundo, além do deputado Diego e secretários de Saúde dos municípios. Nossa intenção é reforçar os medidos para acelerar o processo. E com a participação de todos os municípios, juntos com Guarantã, para termos este serviço. Nós, de Matupá, temos interesse que o serviço funcione o quanto antes, principalmente por causa de nossos pacientes. Temos 10 pacientes que tem que irem à Sinop três vezes por semana. Estamos pensando no bem estar da população”, disse Bruno.

"Os pacientes de Matupá enfrentam jornadas exaustivas para fazer hemodiálise em Sinop, muitas vezes saindo de casa na madrugada e retornando no fim do dia debilitados. A clínica em Guarantã seria um alívio para esses pacientes. Por isso, fomos a esta reunião e reforçamos o pedido para agilizar e ter atendidos nossos pacientes de Matupá em Guarantã”, acrescenta.

 

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]