Reportagem
Mato Grosso do Norte
O município de Alta Floresta e também a Região Alto Tapajós foi representada nesta terça-feira 12, pela enfermeira Letícia Viotto, com o Projeto do Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizado em Hanseníase, Matriciamento em Hanseníase na Atenção Básica, na “17* Mostra Brasil, Aqui Tem SUS”, que reúne no município de Campo Grande (MS) experiências exitosas na saúde de municípios de todos os estados brasileiros.
O projeto foi selecionado na etapa estadual, ficando entre os 10 primeiros de 81 trabalhos inscritos e foi apresentado nesta terça-feira na etapa nacional.
O Matriciamento em Hanseníase na Atenção Básica é um suporte técnico pedagógico oferecido pela equipe do Ambulatório às 15 Unidades de Saúde da Família do município de Alta Floresta e será estendido aos demais municípios da Região. O objetivo, segundo a enfermeira Letícia Viotto, é de fortalecer as ações de busca ativa e diagnóstico precoce da Hanseníase, bem como a prevenção de sequelas com a prevenção de incapacidade e manejo adequado das reações.
Além do Matriciamento, o Ambulatório oferece atendimento de fisioterapia, realização de curativos associados à laserterapia, confecção de palmilhas, grupo de autocuidado para os pacientes e atendimento especializado com médico hansenólogo.








