Sábado, 18 de Maio de 2024

Atualidades Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022, 14:52 - A | A

24 de Agosto de 2022, 14h:52 - A | A

Atualidades / MICO SAGUI

Unidade de Bombeiros de Alta Floresta resgata espécie rara de macaco

Animal foi resgatado na cidade e solta na margem esquerda do Rio Teles Pires ao final da Estrada Vicinal 4ª Leste



Assessoria

  O Corpo de Bombeiros Militar providenciou a soltura do animal em habitat específico da espécie conforme orientação de especialista em primatas Na manhã do dia 23/08/2022 (terça-feira), compareceu na sede da Unidade Bombeiro Militar de Alta Floresta um Senhor, trazendo consigo uma caixa de papelão, relatando que a mesma continha um pequeno macaco que foi retirado da parte inferior de uma caminhonete que estava no estacionamento do Mercado Araguaia.

A pessoa que fez a entrega do animal no Corpo de Bombeiros informou que a caminhonete onde estava o sagui veio de uma fazenda da região, e o animal provavelmente, por ter se abrigado no veículo, foi trazido para a cidade, sendo uma versão de certa forma inusitada. Com o objetivo de se identificar a espécie do primata para se fazer uma soltura adequada do mesmo, contatou-se a Bióloga Doutora em Primatologia Angele Tatiane Martins de Oliveira, que identificou o sagui como sendo da espécie Mico Schneideri, recomendando que a soltura fosse feita na margem esquerda do Rio Teles Pires, por ser o habitat desta espécie conforme levantamento baseado em estudos e pesquisas.

Considerando que o animal aparentava estar saudável e se alimentando normalmente, na manhã do dia 24/08/2022 (quarta-feira), uma equipe bombeiro militar realizou a soltura do primata na margem esquerda do Rio Teles Pires, próximo ao rio, ao final da Estrada Vicinal 4ª Leste, Lat./Long. 9º43’41’’S 55º51’24’’W, numa distância de 45 km partindo da 7ª CIBM.

Uma informação interessante em relação ao Mico schneideri, espécie do sagui que foi entregue na 7ª CIBM, é que se trata de uma espécie de sagui recentemente identificada por uma equipe internacional de especialistas, liderada pelo pesquisador brasileiro Rodrigo Costa Araújo, do Museu Paraense Emílio Goeldi. Publicação no ano de 2021 da revista científica Sciences Reports informa que pesquisadores identificaram uma nova espécie de sagui amazônico: o sagui-de-Schneider (M. schneideri), cujo nome é uma homenagem ao professor Horacio Schneider, pioneiro no estudo da evolução e da diversidade de primatas.

Durante mais de 20 anos, essa população de animais foi considerada parte da espécie  Mico emiliae, também conhecida como sagui-de-Snethlage.  Os saguis amazônicos do gênero Mico estão entre os grupos mais diversos de primatas, e são encontrados apenas nas florestas ameaçadas situadas na região hoje conhecida como “arco do desmatamento”, uma das áreas que tem se registrado intensa derrubada de florestas, trazendo severa preocupação quanto a perpetuação destas espécies, destaca a matéria trazida pela Sciences Reports.

Foto/ Bombieros

foto

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]