por Márcio Maio TV Press
Estreante em novelas, Bel Lima não esconde a sensação de pertencimento que essa nova fase em sua carreira trouxe. “Me sinto dona de mim quando estou no set, contando uma história tão linda e contribuindo para a nossa cultura”, defende. No ar em “Dona de Mim”, folhetim das 19h da Globo, a atriz interpreta Ayla, filha do amoroso Abel, personagem de Tony Ramos, e irmã do responsável Samuel e do egoísta Davi, papéis de Juan Paiva e Rafa Vitti, em um dos núcleos centrais da trama. “Ayla é muito inteligente, bem-intencionada, mas também bastante ingênua”, define.
Na história escrita por Rosane Svartman, Ayla trabalha no setor de vendas da Boaz Lingeries e vive há cinco anos com a namorada Gisele, vivida por Luana Tanaka. “Ela é assumidamente lésbica e isso traz aceitação na família. Mas ela não mora na mansão, mora com a namorada”, explica Bel. No entanto, apesar da relação já duradoura, Ayla precisa lidar com diferenças de planos e expectativas dentro da relação.
O principal conflito vivido pela personagem envolve o desejo de ser mãe – algo que sua companheira não compartilha. Com isso, mesmo com um ambiente perfeito para a felicidade, Ayla vive como se faltasse algo em sua vida. “A família é afetuosa, não rola nenhum tipo de discriminação”, reforça Bel.
Quando decide fazer uma inseminação com um rapaz que conhece durante uma viagem de trabalho, Ayla abala profundamente a confiança da companheira, o que traz desdobramentos importantes na trama. “Ela gosta de mulher e eu também”, entrega Bel, que namora a também atriz e cantora Bruna Pazinato. Com isso, Ayla deve passar por um período mais turbulento daqui para frente – e, consequentemente, ganhar cada vez mais espaço na história. “Acho que ela pega um pouco da energia de cada um que está junto. Vejo qual é o humor da galera e me adapto”, entrega Bel, sobre sua construção.
Apesar de ser novata no universo das novelas, a atriz já tem uma parceria importante com a autora de “Dona de Mim”. “Trabalhei com a Rosane Svartman na série ‘Vicky e a Musa’, do Globoplay. Mas, agora, é um outro papel”, compara. Na produção anterior, que marcou sua estreia no audiovisual, ela interpretava Euterpe, a musa da música grega. “Era uma série linda e que tinha muita música. Eu adoro isso! De realidade, basta a vida”, brinca.
O ambiente de gravação, embora novo, tem sido um espaço de aprendizado e afeto. “É um luxo gravar com o Tony Ramos, com ele sendo o meu pai. Vou absorvendo tudo o que posso”, conta, sobre contracenar com um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. A relação com os colegas também parece favorecer sua composição em cena. “No início, temos menos ingredientes. Mas, com o tempo, a gente vai compreendendo onde pode contribuir, para onde o texto nos leva. Eu parto muito do outro, do que a pessoa me dá”, explica.
Bel nasceu em Portugal, é poliglota e não hesitou em mudar completamente sua rotina para abraçar a oportunidade de interpretar Ayla em “Dona de Mim”. “Moro em São Paulo, mas vou aonde tem trabalho. E um trabalhão desses, eu espero há anos! Agarrei essa oportunidade com meu ser”, celebra ela, que não se cansa de enaltecer o atual momento que a teledramaturgia brasileira vive. “Padrões de beleza estão sendo quebrados”, defende.
“Dona de Mim” – Globo – Segunda a sábado, na faixa das 19h.