Domingo, 23 de Junho de 2024

Opinião Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2018, 00:00 - A | A

08 de Janeiro de 2018, 00h:00 - A | A

Opinião /

Inclusão



Angela Maria Dos Santos Assunção

Nilvani Silva De Souza Sabino

Samanta De Moraes Da Silva

Queila Dos Santos Barros

 

Introdução:  O Presente artigo discute a importância de abordar relações étnico-raciais na educação infantil; buscando inserir ainda na infância o conhecimento e vivencias na prática sobre o assunto. Visando desenvolver nas crianças uma socialização que influencie positivamente em uma formação mais humanizada e respeitosa, construindo logo nos primeiros anos de vida opiniões abertas ao novo e a diversidade, e consequentemente promovendo a admiração e principalmente o respeito ao próximo.

 

Objetivo: Despertar o interesse e o respeito das crianças pela diversidade racial e cultural, promovendo a convivência, a troca de experiências e a socialização entre todos nas mais diversas situações.

Buscando formar cidadãos conscientes e comprometidos em valorizar e respeitar a diversidade racial e cultural.

 

Metodologia: Foram desenvolvidos pela professora no decorrer do ano letivo várias atividades, através de histórias, contos, ilustrações, brincadeiras, músicas, apresentações teatrais, recorte e colagem; nesse sentido destacou como ponto chave da metodologia a leitura do livro e apresentação do curta metragem “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado, e do livro “A Bonequinha Preta”, de Alaide Lisboa De Oliveira. Buscando despertar apreço e respeito pela diversidade.

 

Resultados e Discussões: Com o desenvolvimento dessa metodologia pode se dizer que iniciar desde cedo a reflexão e o conhecimento sobre a inclusão étnico-racial influencia positivamente na formação e na aprendizagem da criança, pois vai aguçando e desenvolvendo no mesmo a valorização e respeito pelas diversas etnias.

Destaca-se então que nesse estudo a relevância de proporcionar esse primeiro contato com a diversidade e inclusão étnico-racial na educação infantil, trás contribuições significativas para a sociedade e gerações futuras.

 

Considerações Finais: Enfim, com esse estudo foi possível perceber e expor a importância de apresentar aos pequenos um tema tão importante para a sociedade nos dias atuais, como a inclusão étnico-racial, pois trás benefícios para o desenvolvimento, aprendizagem e formação geral da criança; também é possível dizer que escola, e principalmente o professor tem papel relevante como mediador.

 

Palavras Chaves: Inclusão étnico-racial, criança, diversidade, respeito.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]