Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025

Política Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025, 08:10 - A | A

25 de Agosto de 2025, 08h:10 - A | A

Política / Agosto Lilás

Deputada consegue assinaturas para abrir investigação na ALMT



Assessoria

Proposta tem o objetivo de investigar causas, responsabilidades e falhas nas políticas públicas voltadas ao combate à violência contra a mulher.
A deputada estadual Edna Sampaio (PT) conseguiu o número necessário de assinaturas para instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta tem o objetivo de investigar causas, responsabilidades e falhas nas políticas públicas voltadas ao combate à violência contra a mulher.
A iniciativa foi lançada durante o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre a violência de gênero. Para a parlamentar, o momento é simbólico.
A deputada disse que a CPI não será apenas investigativa, mas também uma forma de cobrar ações efetivas do poder público. Além disso, ela também declarou que o enfrentamento ao feminicídio não pode ser restrito às mulheres e que a pauta deve ser defendida por toda a sociedade.
Segundo a Polícia Civil, de janeiro a agosto deste ano, 33 feminicídios foram registrados em Mato Grosso.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso registrou, pelo segundo ano consecutivo, a maior taxa proporcional de feminicídios do país. Em 2024, o estado teve 47 casos, com uma taxa de 2,5 mortes a cada 100 mil mulheres, a maior do Brasil.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]