Reportagem
A MR Magazine é um exemplo de sucesso em Nova Bandeirantes. A empresa fundada pelo casal Miguel Fernandes Crus e Rosana Costa Crus, ambos oriundos do Paraná. O casal chegou ao município em 1994, com a meta de trabalhar com propriedade rural, mas o senso empreendedor falou mais alto. Enquanto a propriedade rural estava em formação, não trazendo resultados financeiros, a MR Magazine dava os primeiros passos no comércio local.
Miguel conta que no começo as dificuldades eram tamanhas. O município era recém emancipado. “Quando nós chegamos aqui tinham poucos carros e casas, até mesmo pelo barulho do carro você sabia quem passava na rua. Aqui era muito pequeninho mesmo”, relembra.
No comércio ainda haviam poucas lojas no setor varejista de roupas e calçados. Antes de montar a MR Magazine, a intenção era abrir uma loja voltado para outro segmento.
“Eu tinha vontade de montar uma loja de móveis. Gostaria de vender guarda-roupa como essas lojas que temos hoje na cidade”, relata Miguel.
Quando nós chegamos aqui tinham poucos carros e casas, até mesmo pelo barulho do carro você sabia quem passava na rua
À época o projeto da loja de móveis foi abortado devido ao ex-prefeito Anselmo Neiverth também investir no modelo de negócio, restando ao casal a alternativa de apostar no segmento de calçados.
No começo as viagens eram constantes para outros Estados em busca de mercadorias. Até mesmo a ida para o Paraguai foi realizada. A intenção era abrir um leque de opções, além de calçados.
“Fui no Paraguai várias vezes para comprar brinquedinhos, presentes, flores, carrinhos de controle remoto e calçados”, revela.
Outra adversidade enfrentada pelo casal de empresários, foi com relação ao transporte da mercadoria, sendo necessário transportar por ônibus de linha.
Além da logística, outra dificuldade era a comunicação e o sistema bancário.
“Aqui não tinha nada. Não tinha telefone, não tinha banco. Para saber o saldo que eu tinha no banco, era preciso ir até Alta Floresta”, disse.
Segundo o empresário, por não ser pavimentado o trecho entre Nova Bandeirantes e Alta Floresta, a viagem durava em média 9 horas. Em algumas circunstâncias era preciso contar com a ajuda de terceiros que tinham compromissos em Alta Floresta, como realizar depósitos bancários.
“Foi muito sofrido, mas a gente tem o orgulho de ter atravessado tudo isso e estamos de pé até hoje”, acentua Miguel.
Com um dos comércios mais antigos de Nova Bandeirantes, Miguel se sente muito orgulhoso em poder ter oferecido condições de estudo aos filhos, bem como ter levado o empreendimento adiante.
Inovações - Mesmo com uma solidez no mercado, a MR Magazine buscou se reinventar a todo momento. Segundo Rosana, no começo a loja comercializa algo mais simples, mas ao longo do tempo, foi implementando inovações.
“Fomos melhorando a qualidade dos produtos ofertados, diversificando mais, e compramos o terreno que abriga o prédio da loja. Sempre trazendo muitas novidades e buscando melhorar para atender bem nossos clientes”, revelou a empresária.
Rosana salienta que ainda mantém clientes desde a abertura da loja em 1994.
“Nós procuramos sempre estar por dentro da moda, apostando naquilo que é bonito e de qualidade”, observa Rosana.