por Caroline Borges TV Press
A história de “Volta por Cima” tem uma empresa de ônibus como um dos principais cenários do enredo assinado por Claudia Souto. E mesmo sem estar envolvido nos tramites da fictícia Viação Formosa, Pedro Caetano precisou pegar o bonde andando na novela das sete. O ator, que chegou ao folhetim após o capítulo 100, vive o gente-boa Matias, que se envolve com a protagonista Madalena, interpretada por Jéssica Ellen. “É sempre um grande desafio entrar no meio de um elenco que já está tão entrosado e fazendo um lindo trabalho. Mas fui acolhido e incentivado por toda a equipe. Me ajudaram a rapidamente pegar o ritmo e a temperatura da história. Foi ótimo”, elogia.
Buscando superar o término com Jão, papel de Fabrício Boliveira, Madá conhece Matias em uma roda de jongo no Mercadão da Vila Cambucá. A aproximação dos dois, porém, mexe com o filho de Neuza e Edson, vividos por Valdinéia Soriano e Ailton Graça. O caminho do novo casal também se cruza quando Matias decide fazer um documentário sobre os bate-bolas. “Matias é um curioso pela vida, um cara sensível, leve, interessado pela humanidade das pessoas. Ser diretor de documentários traz muito esse ar de descoberta para ele, descoberta de novas culturas, novos pensamentos, novas experiências. Percebo que isso é o que ele mais tem para acrescentar na vida da Madalena e acho que é justamente o que desperta o interesse dela”, defende.
Assim que se inteirou sobre os primeiros detalhes de seu personagem e do folhetim, Pedro rapidamente achou uma conexão com a trama. Criado no Engenho de Dentro e no Méier, subúrbio do Rio de Janeiro, o ator valoriza a história de Claudia Souto que dá voz ao subúrbio carioca. “É uma região de muita história, cultura, alegria. É um caldeirão de elementos fascinantes, e o projeto me remete justamente a toda essa experiência, à minha infância e juventude. O Matias me atrai principalmente pela sensibilidade, pelo cuidado, pelo olhar generoso, pela resiliência. Acho que por ser um documentarista é um cara acostumado a enxergar a beleza por trás do olhar, das histórias”, valoriza.
Pedro começou no teatro em 2003, no grupo “Nós do Morro”, e logo seguiu carreira internacional como modelo. O projeto social de arte e cultura transformou as perspectivas de vida de Pedro rapidamente. “Não fazia ideia do que era atuar. Fui convidado pra uma experiência com o grupo, passei um dia inteiro lá, conheci pessoas, fiz aulas e saí apaixonado. No ano seguinte, fiz teste pra entrar para o grupo e passei. O ‘Nós do Morro’ me trouxe uma perspectiva de vida que nunca imaginei ter. Até então eu era das exatas, fazia faculdade de Engenharia Mecânica e queria ser piloto de avião na Aeronáutica. Foi uma mudança enorme”, relembra o ator, que estreou na Globo em 2023, em “Elas por Elas”, em que viveu o delegado Rico.
“Volta por Cima” – De segunda a sábado, às 19h30, na Globo. Outros projetos
Além de “Volta por Cima”, Pedro Caetano aguarda a estreia da série “Reencarne”, original Globoplay, que tem lançamento previsto para este ano. A produção conta a história de Túlio, papel de Welket Bunguê, um ex-policial civil. Depois de passar 18 anos preso acusado de matar Caio, vivido por Pedro Caetano, seu parceiro na corporação, ele é solto e decide tirar a própria vida. Antes que a tragédia aconteça, ele recebe a visita de Verônica, de Julia Dalavia, uma moça que afirma ser a reencarnação de Caio. “Estou muito ansioso para assistir. ‘Reencarne’ é uma série belíssima, que fala de relações com uma profundidade incrível. A série questiona os limites do amor, até que ponto somos capazes de ir por ele”, afirma.
Primeira série de terror Original Globoplay, “Reencarne” fez sua estreia mundial na 11ª edição do Berlinale Series Market. “Foi um trabalho incrível, com uma delicadeza enorme da equipe. Acabamos de estrear no Festival de Berlim e eu estou realmente empolgado para a série chegar logo por aqui”, vibra.
Instantâneas
# Pedro também integra o elenco da série “DNA do Crime”, que ganhará uma segunda temporada na Netflix. A produção ainda não tem data de estreia prevista.
# O ator é pai de Alice, de 10 anos, e noivo de Ana Luiza Britto.
# Durante seu período como modelo, Pedro passou pelos principais circuitos de Nova Iorque, Milão e Paris
# Pedro participa do projeto “Arte Corre Crew”, um coletivo de artistas corredores que contribui para o acesso e democratização da corrida, do qual é um dos fundadores.
