Caroline Borges TV Press
Na hora de construir um papel, Alanis Guillen sempre começa procurando pontos de identificação com a personagem. Agora, no ar como a rebelde Lorena de “Três Graças”, a atriz reacendeu sua versão adolescente e sua persona questionadora de outros tempos.
“A Lorena me lembra quando eu tinha 17 anos, porque eu peitava tudo. Acho que isso a gente tem parecido. Hoje em dia, tenho mais preguiça”, explica.
Na novela das nove, Lorena é filha de Santiago Ferette e Zenilda, interpretados por Murilo Benício e Andréia Horta. É uma jovem impulsiva e revoltada, que está sempre contra o pai. De hábitos sustentáveis e ideias feministas, não concorda com o estilo de vida luxuoso da família e se incomoda com a passividade da mãe na relação com o pai.
“Sempre chega a mim personagens femininas fortes e com uma trajetória de muita garra e personalidade. Lorena é mais uma delas. Tem um impulso de seguir em frente com os desejos e no que acredita. Ela tem uma força e é uma jovem impulsiva, espontânea, tem um frescor e um olhar para frente que me encantam e fazem continuar cavar mais profundidade e sentido nela. Está sendo muito legal construí-la porque também sou uma jovem mulher com uma construção de si. A Lorena busca um lugar de justiça e tem uma inteligência em que não aceita nada imposto”, afirma.
O público está muito engajado, querendo já a próxima temporada que vem aí
Aos 27 anos, Alanis encara em “Três Graças” sua terceira novela das nove. A atriz estreou na última temporada inédita de “Malhação”, em 2019. Em 2022, ela despontou para o grande público ao encarnar Juma Marruá no remake de “Pantanal”.
Na sequência, integrou o elenco de “Mania de Você”, que foi ao ar no ano passado. No streaming, Alanis marca presença ainda no streaming, com a série “Vermelho Sangue”, original Globoplay.
“Esse ano está muito especial, porque mal acabei um (projeto) e já entrei em outro. Foram duas estreias juntas: a série e a novela. Foi legal ver um trabalho que foi gravado dois anos atrás e estar no set hoje em outro momento. Acho que é legal ver essa construção da minha pessoa e atriz”, aponta.
Em “Três Graças”, Alanis também reencontra parceiros de cena importante. Atualmente, ela está ao lado de Pedro Novaes, que vive Leonardo. Os dois, que formaram um casal em “Malhação”, agora encaram uma relação fraterna.
“Vivemos ‘Malhação’ juntos. Foi nosso primeiro trabalho grande na televisão. Está sendo divertido, porque ele é um grande amigo, parceiro da vida. Está sendo um encontro especial”, elogia.
“Três Graças” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/CARMEN CAMPOS
Sucesso do além
Em “Vermelho Sangue”, Alanis Guillen se viu diante de um universo totalmente inédito. Na produção, ela vive a personagem Flora, que tem a vida mudada quando conhece a lobimoça Luna, papel de Letícia Vieira. De um lado, uma sonha com uma vida normal, enquanto a outra almeja o extraordinário. Amores, amizades e conflitos permeiam essa relação, mudando o destino das duas.
“Quando eu recebi o texto, me veio um medo de não saber fazer isso. A Flora é uma menina extrovertida e tem muita coragem. A minha personagem passa por transformações. Usei peruca, cortei o cabelo imenso que eu estava. Foi uma transformação imensa para essa série. É uma fantasia com realidade”, aponta.
A série já tem uma nova temporada garantida para o ano que vem. Alanis, que está no ar em “Três Graças”, também tem tido um expressivo retorno do público sobre a produção original Globoplay.
“O público está muito engajado, querendo já a próxima temporada que vem aí. Todo mundo comentando dos casais e da construção. É personagem muito diferente de tudo o que eu já fiz”, afirma.
Instantâneas
# Alanis estará no elenco da segunda temporada de “Amor da Minha Vida”, série original Disney+.
# Mesmo após alguns anos da exibição original de “Pantanal”, Alanis segue sendo reconhecida como Juma pelas ruas.
“A Juma para sempre vai ficar. A Cristiane Oliveira me disse que a Juma ia sempre estar na nossa vida. Eu sou grata à Juma por muita coisa na minha vida”, valoriza.
# Alanis foi batizada em homenagem à cantora canadense Alanis Morissette.
# A atriz é formada em teatro pela Escola Nacional de Teatro de Santo André, São Paulo, sua cidade natal.








