José Vieira/ Mato Grosso do Norte
O prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes de Miranda, Paulistinha (União), se reuniu com a imprensa na segunda-feira, 19, e discorreu sobre diversas obras que serão efetivadas ao longo de 2026, já com recursos assegurados.
Ele afirmou que serão feitos mais de 30 quilômetros de lama asfáltica (Microrrevestimento) para restaurar os asfaltos antigos. Segundo ele, a cidade passará por uma transformação em sua infraestrutura urbana para proporcionar qualidade de vida e segurança para a população.
Além disso, foram licitados 70 mil metros de meio fio. “Vamos dar uma cara nova à Peixoto de Azevedo. Nas ruas que não tem asfalto, estamos conveniando e buscando os recursos para fazer as obras e levar qualidade de vida para todos os bairros da cidade”, garante.
O prefeito disse ainda que a gestão municipal está nas tratativas para a contratação de uma empresa, que irá realizar um estudo sobre o trânsito da cidade e apontar as mudanças que devem ser feitas para modernizá-lo.
Prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, anuncia diversas obras importantes e ações para 2026
Paulistinha anunciou que várias obras estão com recursos assegurados e convênios assinados. Ele cita projeto do lago de Peixoto de Azevedo, de acordo com o prefeito, convênio já foi assinado, a Feira do Produtor e a Escola que vai atender os bairros Jerusalém e Liberdade.
“Estamos anunciando o que vai acontecer de verdade. Estas obras estão com os convênios assinados. Os bairros Liberdade e Jerusalém, além de uma escola, também receberão asfalto”, afirma o prefeito.
Dentre as ruas que serão restauradas com Microrrevestimento estão: Frederico Campos, Afonso Bonilha, rua da Saúde, rua Governador Júlio Campos, rua Ministro Cezar Cals, Avenida Brasil, travessa Napolião Bonaparte, rua Portal da Amazônia, rua Wilmar Antônio Maia, travessa Américo Vespúcio, rua Campos Sales, avenida Itamar Dias, avenida Pedro Alvares Cabral, rua Dom Moreira, rua Bartolomeu Dias, rua José Linhares, rua Lions Internacional, rua Oscar Travassos, Teotônio Vilela. Além destas há outras 30 ruas também serão recuperadas com o Microrrevestimento.
MT-322 - Paulistinha informou também que está sendo agendado uma reunião com o presidente Lula no mês de fevereiro, em que comparecerá com o Cacique Raoni Metuktire, para buscar uma solução definitiva para a rodovia MT-322, que depende da liberação da licença ambiental para ser asfaltada até no rio Xingu.
Segundo ele, o asfalto na MT-322 até no rio Xingu, trecho que corta o município de Peixoto de Azevedo, é essencial para o desenvolvimento econômico da região. Porém, apesar da disposição do governador Mauro Mendes de fazer o asfalto, a obra esbarra atualmente, na falta de licença ambiental.
O impasse, conforme ele, é que parte da população indígena é a favor da obra e outra parte é contra, além de algumas Ongs - Organização não governamental.
“Uns querem que o asfalto chegue até no rio e outros não. Mas estamos marcando mais uma reunião em Brasília. O cacique Raoni, que é uma grande liderança indígena, é favorável a obra. Falaremos com o presidente Lula para pedir que ele nos ajude a liberar as licenças ambientais. E assim resolvermos de uma vez por toda a questão da MT-322. Vou me empenhar para o asfalto chegar até no rio Xingu”, aponta o prefeito.
De acordo com ele, a obra é de grande importância para o crescimento da região, por que interliga diversos assentamentos e propriedades rurais, sobretudo o distrito União do Norte. E os produtores precisam fazer o escoamento da produção.
O gestor observa que há uma empresa contratada pelo governo estadual para dar a manutenção na MT-322. Mas nos períodos de chuvas, o tráfego fica difícil neste trecho não pavimentado.
“A maior quantidade de produção de soja está dentro do distrito União do Norte e os produtores sofrem para fazer o escoamento da soja, do milho, gado e a Agricultura Familiar também. Peixoto de Azevedo depende da ligação através da MT-322 até no Xingu e outras cidades do Estado. Portanto é uma obra de grande importância para o desenvolvimento econômico regional”, descreve o prefeito.










