José Vieira/ Mato Grosso do Norte
A Câmara Municipal de Alta Floresta votou na segunda feira, 19, em sessão extraordinária, a Reposição Geral Anual (RGA) de 2026 dos funcionários públicos municipais. O projeto, de autoria do executivo Municipal, foi aprovado por unanimidade.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alta Floresta, Edimar Silva, disse à Mato Grosso do Norte, que desde o mês de dezembro, a direção do SISPUMAF vem conversando com os poderes executivo e Legislativo, sobre a reposição salarial dos servidores.
As negociações tiveram sequência neste início de ano. “Enviamos ofício em dezembro e início de janeiro, com a solicitação de reunião para discutir o RGA”, disse.
Segundo o sindicalista, o RGA foi votado conforme o índice do IPCA (índice oficial de inflação) de 4,26%. E ficou um pouco maior que o índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
A data base de recomposição dos servidores do município é o mês de janeiro. E segundo Edimar, a Gestão Municipal enviou o projeto em regime de urgência com a previsão de incorporar na folha deste mês de janeiro e já pagar com este percentual.
“Este reajuste será pago aos servidores do Município e IPREAF (Instituto de Previdência Municipal). Mas o RGA da câmara municipal deverá seguir o mesmo índice para seus servidores, com base no IPCA de 4,26%”, aponta o presidente do SISPUMAF.
Edimar, no entanto, disse que o Sindicato cobrou um índice maior de reposição para a categoria. Mas os gestores argumentaram que não seria possível, e que inviabilizaria a implementação de outras cobranças que o Sindicato vem pleiteando em benefício dos servidores.
“Solicitamos um pouco mais que o índice do IPCA, mas a gestão alega que ficaria difícil para implementar outras reivindicações que estão protocoladas. Estão em discussão e precisam avançar a reformulação do PCCS (Planos de Cargos, Carreira e Salários, concurso público, insalubridade e periculosidade, valorização e melhorias no serviço público, entre outros temas relevantes para a categoria. É repetitivo falar nessas cobranças, mas é necessário a valorização e melhorias de todo setor público do município. Por isto, continuaremos cob










