Assessoria
A gestão de Gilberto Figueiredo (UB) no período em que ele esteve à frente da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foi destacada pela secretária municipal de saúde de Paranaíta, Andreia Reis. Em uma carta aberta publicada nas redes sociais, ela ressalta que as dívidas relativas aos repasses do Governo do Estado com os municípios, durante a gestão de Figueiredo, foram, enfim, colocadas em dia.
A gestora comenta que, anteriormente à gestão de Gilberto, o Executivo mantinha débitos de mais de dez anos com os poderes públicos Municipais. “É o responsável em pagar todas as dívidas de repasse de recurso que o Estado tinha. Pagou em dia aos municípios desde o primeiro mês do mandato de Mauro Mendes”. Gilberto Figueiredo esteve à frente da pasta entre janeiro de 2019 e março de 2022. Nesse intervalo de tempo, ele articulou também ações específicas na pasta para auxiliar os municípios no combate à pandemia da Covid-19. Fator que foi lembrado por Andreia Reis.
“Ele é o responsável por olhar para nossa região, que no início da Covid, não tinha leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E rapidamente, financiou o pagamento de leitos no particular”, avaliou. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), Marco Antônio Norberto Filho, também ressaltou a administração do gestor. Para o presidente, que também é secretário de Saúde de Nova Ubiratã, um dos principais pontos de destaque na administração de Gilberto Figueiredo foi o fortalecimento da Escola Pública.
“Apoiou a realização de CIB itinerante, um fato histórico para Mato Grosso. Fortaleceu a Escola de Saúde Pública para que retomasse seu papel formador, oferecendo para os municípios e seus profissionais vários cursos nas mais diversas áreas”. O candidato, por sua vez, agradeceu o reconhecimento e salientou que o bom desempenho que obteve na SES é consequência do trabalho coletivo. “O desempenho e progresso da saúde no Estado se dá ao trabalho conjunto com as secretarias, que fez com que Mato Grosso tivesse 142 secretários em um alinhamento e sintonia que possibilitou a atuação histórica”.
Gilberto Figueiredo Agora candidato a deputado estadual, Gilberto foi secretário estadual de saúde de Mato Grosso entre 2019 e 2022, além de ter sido também vereador por Cuiabá entre 2016 e 2018. Antes disso, ele já havia atuado como secretário municipal de educação em Cuiabá, entre 2013 e 2016, durante a gestão do então prefeito da Capital, Mauro Mendes. Figueiredo também foi diretor Regional do Senai-MT por 12 anos – entre 2004 e 2016 –, sendo a mais longa direção na história do Estado. Sob seu comando, a instituição também foi eleita a melhor do Brasil, se consagrando campeã do ranking nacional de desempenho do Senai por cinco anos consecutivos.
Confira a carta na íntegra: Andreia Fabiana Reis
QUEM É GILBERTO FIGUEIREDO??????
Dedique um minuto e leia... É o responsável em pagar todas as dívidas de repasse de recurso para a saúde que o Estado tinha com os municípios a mais de 10 anos; É o ex Secretário de Estado de Saúde que pagou em dia o repasse para saúde aos municípios desde o primeiro mês do mandato de Mauro Mendes; É o responsável por olhar para nossa região que no início da COVID não tinha 1 leito de UTI, e rapidamente financiou o pagamento de leitos no particular; É o homem que acreditou em nosso projeto de fazer CIRURGIA para a região e aprovou o repasse de mais de 3 MILHÕES para que Paranaíta pudesse atender os 5 municípios e assim ajudar nosso município a custear o centro cirúrgico do hospital; Foi ele o responsável em garantir o recurso de 3 MILHÕES para construir a nova sede do PSF do assentamento São Pedro e comprar os equipamentos necessários, estando parte do dinheiro na conta do município; Poderia seguir aqui com muitas ações, mas ficaria cansativo, na hora de escolher, escolher quem tem serviço prestado!!