por Ruben Hoyo
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Ferdinand Alexander Porsche, neto do fundador da marca, Ferdinand Porsche, certa fez definiu seu trabalho com uma frase: “Produzimos carros que ninguém precisa, mas que todo mundo quer”. No caso, ele se referia ao modelo 911, mas se encaixa perfeitamente ao novo Porsche Cayenne Turbo Coupé. A fabricante de Stuttgart até demorou a entrar na moda dos SUVs cupês, inaugurada pelo BMW X6 no longínquo 2008, e que ganhou vários concorrentes entre as marcas de luxo nos últimos cinco anos. O segmento ainda tem volumes modestos, até porque são mais caros que os mesmos modelos na configuração de carroceria tradicional. A tendência vem se espalhando até mesmo nos catálogos de marcas generalistas. O Honda HR-V, que chegou ao mercado em 2015, tem um desenho que flerta com o de SUVs cupês e o próprio Volkswagen Nivus, que está sendo lançado agora no Brasil, também se define como representante do segmento.
‘ Tudo indica que o gênero chegou para ficar, independentemente de qualquer aspecto lógico. Afinal, em nome do design mais esportivo, parte da praticidade e do espaço é sacrificado em relação a um SUV típico, veículo cuja principal razão de ser é justamente valorizar exatamente estes aspectos em comparação com um sedã. Mas as modas normalmente não são dirigidas por princípios racionais. Dentro desta irracionalidade sedutora, o Porsche Cayenne Coupé é provavelmente o modelo de luxo que melhor consegue entregar a silhueta que caracteriza o segmento graças a certos elementos que ele importa de um dos cupês mais emblemáticos da história do automóvel: o já citado 911. Da li há de cintura para cima, o SUV cupê da Porsche replica a icônica lateral do esportivo, na área do vidro e no desenho da coluna traseira. Além disso, ele ganha uma personalidade própria e bastante atlética por conta de ser 20 mm mais baixo, 18 mm mais largo e ter uma traseira com design bem diferenciado em relação ao Cayenne tradicional.
O efeito visual de cupê é valorizado pelo fato de o teto ser preto e ter uma queda suave. Assim, os designers conseguiram manter excelentes níveis de espaço para a cabeça na segunda fila e, ao mesmo tempo, entregar um design muito esportivo. Obviamente, a tampa traseira é muito mais inclinada em comparação com a de um Cayenne comum e sobre o vidro traseiro está instalado o primeiro aerofólio ativo de série em um SUV. Ele é automaticamente acionado a partir de 90 km/h, mas não é possível ativar o equipamento manualmente, a não com o carro parado, para limpeza e manutenção. O modelo de teste também incorporou a impressionante cor Lava Orange e também o pacote Sport, que adiciona gigantescas rodas de 22 polegadas e teto de fibra de carbono – o que elimina a possibilidade de um teto panorâmico. De modo geral, a aparência é atraente, agressiva e até intimidante. Três reações procuradas por compradores desse tipo de produto.
Sob o capô, o Porsche Cayenne Turbo Coupé possui um dos motores mais sofisticados da indústria atual. O V8 biturbo de 4.0 litros com 550 cv e 78,7 kgfm de torque. Este enorme bloco permite que este SUV de 2.200 quilos tenha uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,1 segundos