Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Caderno B Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024, 08:46 - A | A

01 de Novembro de 2024, 08h:46 - A | A

Caderno B / VITRINE

Compromisso selado

Ícaro Silva valoriza o coletivo na pele do engajado Ulisses de “Garota do Momento”, nova novela das seis da Globo



por Márcio Maio TV Press                

De volta à tevê, Ícaro Silva encara um desafio e tanto em “Garota do Momento”, nova novela da Globo na faixa das 18h. A produção que substitui “No Rancho Fundo” a partir do dia 4 de novembro é ambientada no final dos anos 1950 e é um mergulho em um Brasil que se encontra em plena transformação cultural, com a ascensão do rock’n’roll e também da bossa nova, mas batendo de frente com questões sociais como o combate ao machismo e ao preconceito. Nesse cenário, o ator dá vida ao engajado Ulisses, um jovem movido, entre outras coisas, pelas raízes familiares. “Esse é um personagem que está em cada ação, em cada gesto, buscando o melhor para o seu coletivo”, defende este paulista de São Bernardo do Campo de 37 anos.                

Ulisses é filho de Vera e Sebastião, vividos por Tatiana Tiburcio e Cridemar Aquino. O casal fundou o Clube Gente Fina, espaço que se destaca no cenário cultural carioca. Mas a função de Ulisses vai além da família e dos negócios: ele organiza eventos comunitários, ministra aulas de capoeira e comanda o boliche Bowling Rock, onde juventude e música se misturam em “Garota do Momento”. “Ulisses tem uma ancestralidade que vem na figura da Vera e do Sebastião, que dão um exemplo para ele com muita firmeza”, explica Ícaro.                

A identificação do intérprete com Ulisses ganha camadas distintas. Ícaro admite ver traços próprios nesse trabalho, especialmente ligadas ao senso de coletividade. “Todos os personagens encontram pontos de interseção com a gente. Mas o Ulisses tem um senso de coletividade parecido com o meu. E a consciência de que ainda há muito chão para percorrer e que ele está no meio desse caminho”, analisa. É como se Ulisses refletisse a determinação de uma geração que acredita na força do grupo e se inspira em suas próprias origens. “Quando somos jovens, acreditamos que podemos mudar o mundo inteiro. Eu achava isso e que veria as mudanças ainda na minha geração. Não acho mais possível e não é pessimismo, vejo como realismo. É uma continuação desse processo dos meus ancestrais”, reflete.                

Sobre a juventude da época, o ator destaca o entusiasmo com o qual esses personagens encaram a vida e a cultura. “O Ulisses tem uma vontade de viver muito grande. Ele circula pela comunidade com facilidade e lida com personagens de várias idades. Isso o torna muito interessante”, avalia, exemplificando que o dono do boliche Bowling Rock é amigo da antagonista Bia, interpretada por Maisa Silva, e também da doce Beatriz, a mocinha vivida por Duda Santos. A parceria em cena com Duda, que faz a protagonista da novela, é outro ponto alto para o ator na novela das 18h da Globo. “Ela me emociona o tempo todo em cena. Saber que estou fazendo a novela da Duda, que ela é a ‘Garota do Momento’, isso me emociona. É como ver a realização de um sonho meu. Ela representa uma trajetória incrível que inspira”, celebra Ícaro, destacando a conexão artística que os dois compartilham no set.  

Garota do Momento” – Segunda a sábado, às 18h na Globo.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]