POR MÁRCIO MAIO
TV PRESS
Na televisão, volta e meia os atores interpretam personagens com idades bem diferentes das suas. Até aí, nada demais, visto que a maquiagem e a técnica ajudam a convencer que alguém é um pouco mais novo ou mais velho. Porém, quando se tratam de fases de vida muito distintas e de profissionais com uma trajetória ainda curta no veículo, a dificuldade aumenta. Aos 21 anos, a carioca Duda Santos sentiu isso na pele. A atriz, que interpreta a descolada Isa de “Travessia”, precisa dar conta de atuar como uma adolescente de 15 anos na trama de Gloria Perez. “É uma diferença de 6 anos. Bastante, né? Acho que esse foi meu maior medo. Tive de buscar essa menina aqui dentro”, conta.
Na história, Isa mora em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, e se mostra uma menina bem moderna. Está sempre em festas, com o celular na mão e fome de liberdade. Por ter sido criada em um mundo distinto do pai, Monteiro, papel de Aílton Graça, um professor que não se adapta à tecnologia, os conflitos entre eles são comuns. Com isso, é na mãe, a advogada Laís, vivida por Indira Nascimento, que Isa enxerga uma espécie de porto seguro. “A parte mais fácil foi criar uma relação de filha e amiga com Indira. Eu também tenho a minha mãe, que me criou sozinha, como a minha melhor amiga”, diz Duda.
A oportunidade para atuar em “Travessia” veio a partir de um teste. De cara, um detalhe já chamou sua atenção no folhetim: a volta de Helô, Stenio e Creuza, papéis de Giovanna Antonelli, Alexandre Nero e Luci Pereira. “Sou fã dessa família. Achei muito interessante a Gloria trazer personagens que já existiram em outras novelas”, admite. Para sua preparação, recorreu ao próprio audiovisual, na busca por encontrar uma inspiração para Isa. “Fui uma adolescente muito tranquila. Não saía tanto e não dava trabalho para a minha mãe. Então, procurei referências em séries e achei uma personagem próxima em ‘Filhas de Eva’, que me ajudou bastante”, revela, referindo-se à série do Globoplay, exibida recentemente pela Globo.
A carreira de Duda começou aos 16 anos, quando passou a modelar para lojas de roupa da comunidade em que morava, na Vila da Penha, também na Zona Norte do Rio de Janeiro. Aos 18, convenceu a mãe a colocá-la em uma agência de atores e, assim, surgiu um teste que a levou para seu primeiro trabalho na tevê: uma participação em “Malhação: Toda Forma de Amar”, a última temporada inédita do seriado adolescente da Globo, em 2020. Na época, ela interpretou a universitária Paula. “Eu não lembro quando foi o ‘start’ para o meu interesse pela atuação. Mas minha mãe conta que eu pedia para fazer teatro desde muito novinha, com uns 8 ou 9 anos. Sempre gostei de ver novelas, eu inventava cenas e fazia para a minha mãe ver”, entrega, aos risos.
Além de garantir um papel em uma novela – e, de cara, na faixa das 21h da Globo –, este ano também marca outro passo importante no currículo de Duda Santos. Em 2022 ela atuou, pela primeira vez, no cinema. Em “Pronto, Falei!”, que estreia dia 8 de dezembro nos cinemas, a atriz interpreta uma jornalista determinada e talentosa que vive um triângulo amoroso com Romulo Arantes Neto e Nicolas Prattes. Ela também está em “Um Ano Inesquecível – Verão”, quarto e último longa da primeira franquia de filmes, originais da Amazon, baseados no conto de Thalita Rebouças. O filme, no entanto, ainda não tem previsão de lançamento na plataforma de streaming. “Fazer ‘Um Ano Inesquecível – Verão’ foi uma experiência incrível. Acho que nunca aprendi tanto quanto ali. O filme está lindo e eu amei fazer. É uma personagem carioca, de Madureira, com uma mãe solteira e batalhadora”, adianta.
“Travessia” – Globo – Segunda a sábado, na faixa das 21h.