Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Caderno B Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023, 11:05 - A | A

01 de Dezembro de 2023, 11h:05 - A | A

Caderno B / VITRINE

Fome de verdade

Adepta de uma gastronomia acessível e sem firulas, Rita Lobo viaja o país à frente do “Prato Feito Brasil”



Por Geraldo Bessa - TV Press

Com uma carreira ascendente como modelo, mas sem muita paciência para os sacrifícios exigidos pelo mundo da moda, Rita Lobo tinha 19 anos quando decidiu – sem grandes pretensões – fazer o seu primeiro curso no universo da gastronomia.

Eu não sabia fritar um ovo. Sempre observei minha avó cozinhar e ficava realmente fascinada. Naquele momento, queria apenas aprender a cozinhar. Não pensava em trabalhar com comida, ser chef e muito menos estar na televisão”, jura. Hoje, aos 49 anos, Rita é um dos principais nomes do canal pago GNT e acaba de fazer sua estreia na Globo com o “Prato Feito Brasil”.

No programa de quatro episódios, exibidos às sextas e disponível também no Globoplay, Rita mergulha na diversidade brasileira para celebrar o famoso PF, base da alimentação diária do país e que ganha outros contornos dependendo da região em que é preparado. “A ideia principal do projeto é valorizar a nossa cultura, tradição e a comida de verdade. Com diferentes pratos feitos, a gente mostra que o tempero e o sotaque mudam, mas a estrutura do prato é sempre igual. Sou apaixonada por arroz com feijão e essa dupla tem muita força”, ressalta.

               Com estrutura documental e misturando os formatos de programas de culinária e viagem, Rita utiliza seu jeito direto e informal para chegar até o telespectador. O resultado é um diário de bordo carregado de sentimentos e sabores, onde a chef conhece famílias de Belém, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre, e participa do preparo de um prato comum na cozinha dessas pessoas. Das reuniões em volta do fogão e da mesa, surgem muitas histórias, que retratam o orgulho que o brasileiro tem da própria comida. Durante a estadia, Rita também percorre mercados centrais e feiras em busca de conhecer os principais ingredientes de cada região.

A ideia principal do projeto é valorizar a nossa cultura

É lindo ter a oportunidade de compartilhar a relação íntima que as pessoas têm da própria comida. Os episódios da série foram divididos por região e também por grupos alimentares. O episódio de estreia, por exemplo, na Bahia, é do grupo do feijão, o do Pará é das carnes, Minas Gerais, das hortaliças, e temos o grupo do arroz, cereais e raízes no Rio Grande do Sul”, explica.      

          Há tempos que existe um namoro entre Rita e a tevê aberta, o que faltava mesmo era o projeto certo. Mesmo satisfeita com sua história de mais de uma década no GNT, a chef se mostra feliz com a possibilidade de aumentar seu público e entrar na casa de mais brasileiros através da emissora-mãe do Grupo Globo.

Nunca foi uma pretensão, mas gostei da proposta. Minha motivação continua sendo a mesma: quero trazer as pessoas para a cozinha. Porque quem cozinha pode fazer melhores escolhas”, avalia.

Com uma equipe majoritariamente feminina, que conta com roteiro de Luciana Tezoto e direção de Patrícia Carvalho, o “Prato Feito Brasil” é uma forma também da Globo testar a popularidade de Rita com o intuito de incrementar a própria grade no futuro, aproveitando-se do forte apelo popular da loura nas redes sociais e no universo literário.

Acho que essa identificação com quem acompanha meu trabalho vem do fato de que nunca quis mostrar a minha criatividade, ou dizer como e o que as pessoas devem fazer. Tento nem usar muito do meu gosto pessoal, porque o que quero é dar autonomia para as pessoas, que elas façam o que gostam de comer”, defende.

               Natural de São Paulo, a primeira experiência de Rita à frente das câmeras foi no início dos anos 2000 como cozinheira do “Mulher de Verdade”, programa matinal que durou pouco na grade da Band. Quase uma década depois – e já conhecida pelo projeto de site e livros Panelinha -, Rita estreou no GNT com o “Cozinha Prática com Rita Lobo”, programa que ganhou notoriedade por incentivar uma alimentação de qualidade e sem grandes mistérios.

É um projeto que me abriu portas e me dá até hoje muitas alegrias. Cada temporada tem um gostinho diferente e a gente está sempre buscando coisas novas, mas sem esquecer do que é essencial: comida boa, de verdade e acessível”, ensina a apresentadora, que ainda não faz novos planos para a tevê aberta, mas que gostou do espaço conquistado

. “É gostoso entrar na casa de mais pessoas para falar de um assunto que eu amo. Sou do tipo que faz muitas coisas ao mesmo tempo. Então, é possível conciliar todos os caminhos e projetos”, avisa.

Prato Feito Brasil” - Globo - sextas, às 23h50.

Cozinha Prática com Rita Lobo” - GNT - segundas e quintas, às 21h30. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]