por Caroline Borges TV Press
O audiovisual se expandiu bastante nos últimos anos. Não à toa, os atores têm experimentado diversos formatos e produções. Giovanna Lancellotti, aos 32 anos, soube aproveitar esses novos caminhos que foram surgindo no setor. Porém, após sete anos longe de novelas e mais voltada para o cinema e o streaming, a atriz retorna ao formato que moldou sua carreira diante das câmeras. No elenco de “Dona de Mim”, Giovanna aparece na pele da inconsequente Kami. “Esse retorno traz uma mistura de sentimentos e ansiedade. Estava fazendo streaming e cinema nos últimos sete anos e agora é obra aberta. Você vai criando uma pessoa imaginária, um fantoche. Ao contrário de uma obra fechada, em que você já tem uma linha fixa para se apegar. Na novela temos de deixar os caminhos abertos. Começamos a novela em janeiro e tem 200 capítulos. Um ano de trabalho pela frente”, afirma.
Na trama das sete, Kami é uma jovem de alegria contagiante. Mãe solo do pequeno Dedé, papel de Lorenzo Reis, de nove anos, ela faz o que estiver ao seu alcance para que o filho tenha a melhor vida possível. Precisou passar pela maternidade sozinha quando Ryan, de L7nnon, seu namorado na época, foi preso. Hoje, ela diz que quer distância dele, mesmo sentindo saudades, pois acha que Ryan mentiu para ela dizendo que ia deixar o crime logo antes de ser preso. “Ele é preso quando ela estava grávida. Não conhece o filho. É uma história malresolvida. Quando ele sair da cadeia, muita coisa acontece. Esse reencontro é bastante esperado”, adianta Giovanna, que recentemente viu sua personagem se envolver com o mocinho Marlon, de Humberto Morais.
Há quase 15 anos na tevê, Giovanna celebra alguns acontecimentos inéditos em “Dona de Mim”. A atriz, que é natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, teve a liberdade de imprimir seu próprio sotaque pela primeira vez diante do vídeo. “A Rosane (Svartman, autora) amou meu sotaque e pediu que eu colocasse na personagem. Amei”, vibra.
Giovanna, que estreou no horário nobre da tevê em “Insensato Coração”, saiu da cidade onde cresceu para morar na capital, com a intenção de estudar teatro. Com 16 anos de idade, a atriz foi emancipada pelos pais, que não tinham tempo para acompanhar sua rotina de teste. “Comecei a minha independência muito nova. Aos 15 anos, eu fui morar sozinha em outra cidade. Fui atrás da minha independência financeira, construir minha família de amigos. Acho que tudo isso me trouxe posse de mim”, explica a atriz, que, no final de junho, oficializará a união com o namorado Gabriel David, presidente da Liesa e filho de Anísio Abraão David. “Dona de Mim” – De segunda a sábado, às 19h30, na Globo. Construção materna
Em “Dona de Mim”, Giovanna Lancellotti tem experimentado a maternidade em cena. A atriz, que já interpretou uma grávida e até mãe de recém-nascido em outros trabalhos, tem interagido pela primeira vez com uma criança mais velha em cena. “É minha primeira mãe de uma criança pronta, com quem você tem realmente uma troca, um diálogo. Eu não sou mãe na vida real e tem sido muito legal descobrir essa força materna”, explica.
Giovanna ressalta a parceria que tem construído em cena com Lorenzo Reis. O jovem ator, inclusive, foi parte essencial do trabalho de preparação da atriz antes do início das gravações. “Ele é um parceiro especial. Tem nove anos, mas muita experiência. A gente brinca bastante com improviso. Nunca tinha trabalho com criança tão diretamente”, afirma.
Instantâneas
# Em 2025, Giovanna também lançou o filme “Missão Porto Seguro”, que está disponível no Prime Vídeo.
# Giovanna é musa da Beija-Flor de Nilópolis.
# A atriz vai celebrar duas vezes seu casamento. A primeira cerimônia acontecerá no Rio de Janeiro, local onde o noivo nasceu, no dia 21 de junho. A segunda será no final de semana seguinte, no dia 28 de junho, em Ribeirão Preto, cidade onde nascei no interior de São Paulo.
# Com mais de 11 milhões de seguidores no Instagram, Giovanna costuma viralizar na web com vídeos humorísticos dublando áudios de sua mãe.
