Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

Caderno B Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 08:52 - A | A

18 de Outubro de 2024, 08h:52 - A | A

Caderno B / VITRINE

Um novo adeus

Em “No Rancho Fundo”, Thardelly Lima, se despede do malandro Vespertino pela segunda vez



por Geraldo Bessa TV Press                

No final de 2023, Thardelly Lima foi pego de surpresa com um convite inusitado: reviver Vespertino, agiota cheio de más intenções que interpretou em “Mar do Sertão”, cuja história teria uma continuação em “No Rancho Fundo”. A chance de reencontrar um personagem que o conectou com o abrangente público da tevê despertou boas doses de nostalgia no ator. Ao ler os primeiros textos, entretanto, Thardelly logo sentiu que, apesar da mesma base, Vespertino teria muito mais destaque na atual novela das seis.                

No enredo anterior, o vilão terminou preso por conta dos trambiques feitos ao lado de Deodora, de Débora Bloch. Depois de uma década, tempo que divide as tramas do mesmo universo criado por Mário Teixeira, a dupla volta na condição de sócios do bordel da fictícia cidade de Lapão da Beirada. “Vespertino ficou longos anos preso. Em liberdade, ele só quer saber de reconstruir a vida. Esse retorno do personagem é muito rico ao mostrar as origens de seu caráter. A primeira grande virada do personagem foi largar a mão da Deodora e seguir por um caminho de menos vilania”, conta o ator.                

Malandro e cheio de humor, o estilo e a caracterização do personagem pouco mudaram entre uma trama e outra. Porém, Vespertino ganhou história própria com a revelação de que que ele foi o primeiro namorado de Salete, papel de Mariana Lima. Cafajeste e inconsequente, ele fugiu da então namorada, que acabou extremamente traumatizada com o abandono, se fechando para o amor e virando uma carola de igreja.                

Na reta final da trama, o personagem descobriu que Salete estava grávida quando foi largada, o que leva Vespertino a fazer um acerto de contas com o passado para tentar ter uma boa relação com Margaridinha, sua filha recém-descoberta e que já estava trabalhando na contabilidade do cabaré, interpretada por Heloísa Honein. “Foi um momento muito luminoso da história. Vespertino sentia muito carinho e respeito pela Margaridinha e não entendia a razão. A notícia, apesar de bombástica, só causaria o efeito desejado se já houvesse alguns momentos de troca, de convivência entre os personagens envolvidos. Foi exatamente isso que o autor provocou ao aproximar os personagens antes de revelar o segredo”, avalia.                

Com o final de “No Rancho Fundo” bem próximo, Thardelly se mostra contente com a carreira que vem construindo no vídeo. Por mais de 20 anos, ele se dedicou exclusivamente ao teatro. A guinada para o cinema, e posteriormente, para a televisão, se deu por conta de sua participação no longa “Bacurau”, de 2019, onde viveu o corrupto Tony Jr. “O filme foi uma grande vitrine para todo mundo que participou e me abriu muitas portas. Por muito tempo, pensei que estar nos palcos era suficiente. Não me sentia preparado para as câmeras. ‘Bacurau’ mudou tudo isso”, conta.                

Inseguro quanto a fazer filmes, séries e novelas, o ator era incentivado por amigos e até chegava a se inscrever em testes, mas faltava às audições e acabava perdendo diversas oportunidades. “Eu simplesmente travava e não comparecia. Quando comecei a gostar de fazer cinema, de ver o prazer que era estar envolvido com essas produções, o receio foi passando e enxerguei as outras oportunidades de sobreviver da arte”, destaca.                

Paraibano de Cajazeiras, Thardelly tem mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba e já passou por diferentes grupos teatrais da região. A estreia na tevê foi em uma pequena participação em “Amor de Mãe”, de 2019. Nos últimos anos, ele também esteve em produções como a novela “Quanto Mais Vida, Melhor!”, além dos humorísticos “No Corre”, do Multishow, e “Ponto Final”, da Netflix.              

Ansioso pelas férias, ele se diz já saudoso dos bastidores de “No Rancho Fundo”, onde além de contracenar com diversos atores nordestinos que já conhecia há muitos anos, também teve a chance de trabalhar e se tornar mais próximo de intérpretes que já admirava. “Final de novela é aquela coisa boa e triste ao mesmo tempo. A gente fica quase um ano vendo todas aquelas pessoas e, de repente, aquela rotina acaba. Vai ser bom descansar, mas a saudade desse convívio diário também bate”, ressalta. Com projetos engatilhados para o próximo ano, Thardelly assume que a tevê acabou se tornando parte importante de seu processo criativo. “Agora que comecei, não quero parar!”, avisa.  

No Rancho Fundo” – Globo – de segunda a sábado, às 18h20.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]