por Caroline Borges TV Press
Há quase 25 anos na televisão, Letícia Colin é uma pesquisadora voraz de recursos artísticos para cada novo trabalho. Recém-chegada ao elenco de “Os Outros”, na segunda temporada do original da Globoplay, a atriz se surpreendeu ao encarar seu próprio desempenho no vídeo ao viver a intensa Raquel. “Parece que um projeto está sempre superando o outro em relação aos desafios. Sempre vem algo mais complicado do que o último (risos). Essa série tem uma atuação muito viva para a câmera. Muitas vezes a gente contracenava bem de perto com a câmera, sabe? Como se fosse um personagem mesmo. Cheguei em lugares que não conhecia de mim. Vi expressões que eu nem sabia que era capaz de fazer”, revela.
Toda essa inquietação diante do texto de Lucas Paraizo se justifica pela trajetória tortuosa de Raquel ao longo dos episódios. A personagem é corretora de imóveis e mora no residencial de luxo Barra Star desde o lançamento do empreendimento, exercendo influência sob os demais moradores. Casada com Paulo, de Sergio Guizé, ela vive uma relação aparentemente perfeita. Juntos, constroem uma vida idealizada por muitos: são bem-sucedidos nas suas profissões, devotos de sua fé, felizes e apaixonados – só lhes falta o sonhado filho. No entanto, a chegada do novo morador Sérgio, vivido por Eduardo Sterblitch, estremece a vida idealizada de Raquel. “A Raquel é o papel mais desafiador da minha carreira. É complexo, com muitas reviravoltas, em uma série que já existe e que tive de me adequar e mergulhar. Mas é claro que a gente sempre chega também trazendo novidades, provocações e caminhos. A Raquel é uma mulher agregadora, amorosa, religiosa, que quer ter por perto as pessoas do condomínio para que todos se sintam melhor. Ela é uma mulher que acredita ter uma vida perfeita. E vai ver que, na verdade, isso não existe, o que é uma verdade inconveniente”, defende.
Para entrar no universo idealizado de Raquel, Letícia utilizou alguns detalhes de sua experiência durante a maternidade. Ela é mãe do pequeno Uri, de quatro de anos, fruto de sua relação com o ator Michel Melamed. “Penso muito nas pessoas que amo enquanto trabalho. Eu pedia muito para, no set, colocarem algumas músicas que eu escutava com meu filho. Acho que isso trazia uma profundidade, verdade e ternura para a personagem. Então, usei a minha memória através da música”, explica.
Assim como sua personagem em “Os Outros”, Letícia também viu algumas transformações acontecerem em sua rotina familiar nos últimos meses. A atriz anunciou recentemente a sua separação, após quase 10 anos de união. O divórcio, no entanto, foi baseado em uma decisão bastante amigável entre o casal. “A gente se dá muito bem. Acho importante que as pessoas invistam nessa relação de amizade, cuidado e respeito. Sou grata a tudo que vivemos. É muito difícil separar. Aquela pessoa está em tudo na sua vida e na sua rotina. A gente conversa e se acolhe bastante. Foi doloroso, mas tem sido saudável”, conta. “Os Outros” – Primeira e segunda temporada disponíveis no Globoplay.
Vem aí
Em meio ao lançamento de “Os Outros”, Letícia Colin já tem suas atenções voltadas para um novo projeto. A atriz está no elenco de “Garota do Momento”, próxima novela das seis, que tem estreia prevista para novembro. A produção terá como pano de fundo o universo da moda e da publicidade na década de 1950. “Estou bem feliz com esse personagem. Já começamos até a gravar. Uma mulher dos anos 1950. Adoro novela de época”, valoriza.
Na produção assinada por Alessandra Poggi, Letícia será Zélia, tia de consideração da mocinha vivida por Duda Santos. “É uma personagem mais calma, mas não tão mais calma assim, né? Se fosse, não teriam me chamado (risos). É uma mulher da escola de boas maneiras. Então, tem um gestual mais tranquilo”, adianta.
Instantâneas
# Letícia Colin tem uma relação de amizade bastante próxima com seu colega de elenco, Eduardo Sterblitch. “Fomos vizinhos, mas hoje não somos mais. Mas eu tenho a chave da casa dele para entrar e pegar o que precisar”, revela.
# A atriz chegou a ser cotada para viver Heleninha Roitman no remake de “Vale Tudo”, mas a escalação nunca se confirmou. “Nunca fiz testes para viver a Heleninha, mas faria sem o menor problema. Seria um sonho. Mas estou bem feliz com o lançamento de ‘Os Outros’ e depois ‘Garota do Momento’”, aponta.
# Letícia estreou na tevê na série “Sandy e Junior”, que foi ao ar nos anos 2000.
# Ela é sobrinha da apresentadora Adriana Colin.