Terça-feira, 08 de Julho de 2025

Caderno B Sexta-feira, 11 de Setembro de 2020, 00:00 - A | A

11 de Setembro de 2020, 00h:00 - A | A

Caderno B /

PERFIL: Ecos do passado



por Márcio Maio

TV Press

Desde março de 2017, quando se encerrou “A Lei do Amor”, onde viveu o misterioso Gustavo, Daniel Rocha está longe das novelas. Nos últimos anos, o paulistano vem se dedicando exclusivamente às séries na tevê. Mesmo assim, dois sucessos reprisados pela Globo o aproximaram, novamente, dos telespectadores. Primeiro, quando “Avenida Brasil” ocupou a faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”, de outubro de 2019 até maio deste ano. No fim de março, com a suspensão das atividades nos Estúdios Globo – que durou até o mês passado –, passou a ser exibida às 19h “Totalmente Demais”, que ainda está no ar. “Poder acompanhar dois trabalhos importantes, em épocas e idades diferentes, foi um tanto inusitado e divertido. É muito bom ver algo que fiz quando tinha 24, 25 anos, e perceber que a idade e experiências de vida ajudam a melhorar o trabalho como ator”, analisa Daniel, que completará 30 anos em novembro.

Em “Totalmente Demais”, Daniel interpreta o fotógrafo Rafael, que iniciou a história completamente desapegado às relações amorosas. O comportamento livre, na verdade, tinha a ver com o sentimento de culpa que carregava pela suposta morte da noiva, Sofia, papel de Priscila Steinman. A jovem sofreu um acidente de carro com ele e, insatisfeita com a vida que levava, decidiu forjar a própria morte para assumir uma nova identidade. Porém, mesmo antes de descobrir que a amada tinha enganado a todos, o rapaz já começava a vencer o “fantasma do passado”. “A trama do Rafael foi mudando ao longo da história. Gostei bastante de como os autores conduziram”, elogia.

Na visão do ator, Rafael se escondia atrás do jeito desprendido que parecia ter para não se machucar mais. “Acredito que ele sempre foi um cara sofrido e sensível, que fingia ser uma pessoa superficial para não lidar com seus verdadeiros traumas”, avalia. No entanto, o momento de virada aconteceu quando Rafael passou a sair com a figura mais improvável: a ex-sogra Lili, vivida por Vivianne Pasmanter.

O amor entre a dondoca deprimida e o jovem frio com as mulheres ganhou espaço na história e Rafael passou a ser a pedra no caminho de Germano, personagem de Humberto Martins. Casado com Lili, ele colecionava “puladas de cerca”, mas seu casamento acabou justamente quando se esforçava para se tornar um marido melhor. “Rafael ganhou o apreço das pessoas, mesmo não sendo um personagem solar. Na época, as mulheres mais velhas se viam representadas por aquela relação verdadeira entre o ele e a Lili”, recorda Daniel.

 

Totalmente Demais” – Globo – Segunda a sábado, às 19h15.

 

Laboratório valorizado

Nem sempre a profissão dos personagens ganha muito espaço nas cenas de uma novela. Ainda mais quando não se trata de um dos protagonistas da trama. Em “Totalmente Demais”, no entanto, muitos ambientes estavam diretamente ligados ao universo da moda. Por isso, várias foram as vezes em que Daniel gravou com uma máquina fotográfica nas mãos. “Fiz muitas aulas de fotografia e ficava ajudando um fotógrafo de moda como assistente. Nas sessões de fotos, eu segurava refletores e ele ia me ensinando como era o funcionamento de um set de fotografia”, conta.

Durante o distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, Daniel também aproveitou para apostar em uma atividade paralela. “Nunca pratiquei tanto violino com agora e, para minha surpresa, tenho tido uma evolução bem visível”, avisa. Além disso, o ator aproveitou para se empenhar um pouco mais nas tarefas domésticas. Sempre com muito bom-humor. “Descobri que sei lavar roupa muito bem (risos)”, entrega.

 

Instantâneas

# Daniel protagonizou a série “Irmãos Freitas”, do canal Space, exibida no ano passado. Na história, ele interpretou o boxeador Acelino Freitas, mais conhecido como Popó.

# Daniel fez teste para a 19ª temporada de “Malhação”, mas não passou. Depois, foi chamado para fazer outros dois testes, sendo aprovado para integrar o elenco de “Avenida Brasil”.

# O ator viveu o policial Ricardo em um episódio da série “Spectros”, lançada pela Netflix em fevereiro deste ano.

# Ele estará na série que o Globoplay produz sobre a vida do sociólogo Betinho. Na trama, ele fará o compositor e violonista brasileiro Chico Mário, irmão de Betinho.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]