Domingo, 13 de Julho de 2025

Caderno B Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, 00:00 - A | A

23 de Abril de 2021, 00h:00 - A | A

Caderno B /

PERFIL: Um pé na comédia



Um pé na comédia

Aspirante a vilã em “A Vida da Gente”, Regiane Alves relembra o toque de humor da alpinista social Cris na trama de Lícia Manzo

por Márcio Maio

TV Press

                É inegável que a pandemia do novo coronavírus mexeu com o emocional de muita gente. Mas, para alguns atores, a arte funciona como uma boa válvula de escape nesse período. Nesse sentido, Regiane Alves parece ter, na ponta da língua, o motivo pelo qual é tão importante rever uma novela como “A Vida da Gente”, que a Globo vem reprisando na faixa das 18h, enquanto não consegue estrear uma produção inédita no horário. “Amei saber que a novela seria reexibida! ‘A Vida da Gente’ é uma novela linda, com uma história sobre relações humanas, que prende a nossa atenção”, avalia a paulista de 42 anos.

                Se é mesmo de um “respiro” que as pessoas precisam quando ligam a televisão para assistir à obra escrita por Lícia Manzo, a personagem da atriz pode ser considerado um prato cheio. Afinal, ela é responsável por alguns dos momentos mais engraçados ali. “Faço uma personagem com um pouco mais de humor”, reconhece a intérprete da ambiciosa Cris. A jovem personal trainer começou como amante de Jonas, papel de Paulo Betti, mas acabou conseguindo separá-lo de Eva, vivida por Ana Beatriz Nogueira, tornando-se a mulher oficial do empresário. “Era um fio muito delicado fazer esse papel com o Paulo, de forma que ficasse plausível dentro da história, equilibrando a delicadeza e a sutileza do pequeno humor dentro da trama”, lembra.

                Para viver uma profissional de educação física, Regiane precisou, literalmente, suar a camisa. “A preparação exigiu bastante. Não apenas na questão do psicológico, de quem era a Cris, mas também no corporal”, assume. Foi necessário, então, se dedicar de corpo e alma a esse processo. Para isso, a atriz malhava seis dias na semana. Além disso, também fazia dieta, para chegar a um resultado crível com a profissão da personagem.

                Foram justamente as parcerias que estabeleceu em “A Vida da Gente” que mais deixaram lembranças na memória de Regiane. Como, por exemplo, a chance de trabalhar com Paulo Betti. E não só com ele. “Paulo é um grande ator, que tem um olhar para vida muito peculiar, é engraçado. E tinha a Malu Valle (a Vivi da trama), que era a conselheira da Cris. Eles eram pessoas com quem eu tinha muito contato”, conta. A novela também marcou um reencontro de Regiane com Fernanda Vasconcellos, com quem já tinha trabalhado em “Páginas da Vida”, em 2006, e em “Tempos Modernos”, em 2010. “Já fizemos umas quatro juntas. A gente até brincava que estava no contrato que, se uma fazia uma novela, a outra também tinha de fazer”, recorda, aos risos. Fernanda e Regiane ainda atuaram juntas em “Sangue Bom”, em 2013, ano seguinte ao término de “A Vida da Gente”.

 

A Vida da Gente” – Globo – Segunda a sábado, às 18h.

 

Três momentos

                Regiane Alves conseguiu estar no ar ao mesmo tempo em três novelas distintas recentemente. Enquanto “A Vida da Gente” estava começando a ser reprisada pela Globo, a emissora entrava na reta final de “Laços de Família”, no “Vale a Pena Ver de Novo”. Também em ritmo de despedida, “Mulheres Apaixonadas” estava sendo exibida no Viva até o dia 16 de abril. “Posso dizer que nunca imaginei estar com tantos trabalhos ao mesmo tempo no ar. Estou me sentindo a rainha da reprise. É sinal de que trabalhei bastante”, diverte-se.

                Um fato que chama atenção é que, nessas três produções, Regiane interpretou personagens completamente diferentes, apesar de estarem todos com um pé na maldade. Em “Laços de Família”, ela era a mimada Clara, que enfrentava problemas no casamento. Já em “Mulheres Apaixonadas”, deu vida à adolescente arrogante Dóris, que maltratava os avós e abordou a questão da violência e do preconceito contra idosos. “Tenho essa preocupação de buscar sempre um lugar novo nos meus papéis, por mais que eles passeiem pela vilania ou não”, garante.

                Figura presente nas redes sociais, a atriz aproveitou esse momento para estreitar os laços com os próprios fãs. Pela internet, fez questão de conversar com os telespectadores – algo que ainda faz, por conta de “A Vida da Gente”. “Tenho recebido muitas mensagens do público. É muito legal essa interação. Adoro ler o que escrevem, o que comentam. É, de fato, um canal direto que eu tenho com os fãs. Isso é muito bom, está sendo ótima a resposta”, afirma Regiane, que tem um palpite para todo o sucesso que fez nesses e em outros papéis. “Não tive medo de ser julgada. Com o passar dos anos, isso fica um pouco mais difícil”, confessa.

 

Instantâneas

# Em 1996, Regiane cursou a Oficina de Atores da Globo, mas foi reprovada em um teste para “Malhação”.

# A oportunidade de estrear como atriz na televisão veio em 1998, no SBT, como a protagonista Ana Clara de “Fascinação”.

# Antes de assinar com a Globo, Regiane chegou a fazer também uma novela na Band, “Meu Pé de Laranja Lima”, como a Lili.

# Regiane participou da 16ª temporada do “Dança dos Famosos”, do “Domingão do Faustão”, na Globo, em 2019.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]