por Márcio Maio
TV Press
Foi em meados de novembro, no capítulo 160 da edição especial de “Malhação: Viva a Diferença”, da Globo, que Gabriel começou a aparecer na história. Na trama, o personagem de Luís Galves é um filho que Roney, papel de Lúcio Mauro Filho, não sabia que tinha, fruto de uma noite em que uma fã invadiu o hotel em que o músico estava hospedado. Porém, a trama do jovem de Caxambu, no Sul de Minas Gerais, vai muito além dessa aproximação com sua nova família. “Mesmo sendo o último personagem a entrar para a turma, ele traz alegria e uma história linda, em um momento onde todos estão mais maduros”, avalia o ator.
Na história, Gabriel é um jovem gay de 17 anos que encara com bastante maturidade sua orientação sexual. Talvez por isso, para Galves, a mensagem principal que seu papel tenha a passar é justamente para a de “ser o que quiser ser e se amar por isso”. “Gabriel é um grito de confiança e aceitação”, enaltece. O que não significa, no entanto, que não encontre obstáculos no meio do caminho. “Mesmo sentindo o preconceito e sendo atacado, em nenhum momento o Gabriel se sentiu inferior. Com coragem, se defendeu até o último momento, com o apoio dos próprios pais, da família, dos amigos e da escola”, avalia.
Além de se enturmar com a galera jovem da trama, Gabriel também consegue cativar o pai e a irmã, Keyla, vivida por Gabriela Medvedovski. “Roney descobre em Gabriel uma linda amizade, que não estava em seus planos, até mesmo uma lição de vida sobre amor e aceitação”, conta Galves, que estreou na televisão nesse personagem. Uma experiência que, até então, não fazia ideia de como seria. “Descobri que gosto de trabalhar na TV”, garante.
Apesar de não ter tanto tempo assim que “Malhação: Viva a Diferença” foi exibida pela primeira vez, Galves assume que se delicia ao acompanhar a repercussão da história novamente no ar, na tevê aberta. “É impressionante ver como cada personagem e suas tramas se mantêm tão atuais. Cada detalhe na novela foi feito e pensado com tanto cuidado, que é impossível não reconhecer que essa reprise veio na hora certa”, opina. Na memória, ele guarda inúmeras recordações. Mas uma é especial. “Do primeiro dia que visitei os Estúdios Globo e conheci o elenco. Meu personagem ainda era um mistério pra todos, ninguém sabia quem ia ser o Gabriel. Quando cheguei na cidade cenográfica e dei de cara com eles, fui recebido com muitos gritos e animação”, lembra.
Ainda está cedo para saber como o público vai reagir, dessa vez, às questões ligadas a Gabriel. Mas Galves conta que, em 2018, quando o jovem começou a ter sua trama mais desenvolvida no programa, muitas foram as manifestações de telespectadores pelas redes sociais. “Gabriel chamou muito a atenção, desde o começo. Foram mensagens de pessoas que se sentiam representadas e gratas. Muitos também diziam que assistiram tudo com os pais e tiveram coragem de conversar com eles sobre suas orientações sexuais”, revela, orgulhoso.
“Malhação: Viva a Diferença” – Globo – Segunda a sexta, às 17h45.