por Geraldo Bessa TV Press
Joana Solnado é uma legítima defensora da integração cultural entre Portugal e Brasil. Principalmente a partir de uma paixão em comum entre os dois países: as novelas. Com uma carreira estabelecida na tevê portuguesa, de vez em quando Joana também dá as caras em produções brasileiras. A primeira vez foi em “Como Uma Onda”, de 2004, onde fez amizades e conexões de trabalho que renderam outros convites em produções como “Liberdade, Liberdade”, e “Novo Mundo”, todas da Globo.
Agora, ela comemora o retorno aos estúdios da emissora ao integrar o elenco de “Êta Mundo Melhor!” na pele da misteriosa Inês, a nova cúmplice da vilã Sandra, papel de Flávia Alessandra.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr
“Inês e Sandra formam uma dupla pronta para fazer o mal, sem medir as consequências. As duas criam uma relação muito complexa de admiração, rancor, ódio e amor. Inês fica de fato fascinada pelas estratégias maquiavélicas da Sandra e fará de tudo para ficar ao lado dela e aprender”, explica.
O convite para a atual novela das seis surgiu no último mês de julho e foi prontamente aceito pela atriz. Sem muito tempo para uma preparação mais elaborada, ela tratou de resolver pendências de última hora em Lisboa e voou para o Rio de Janeiro, onde pode conversar pessoalmente com a direção, estudar o texto e fazer os últimos ajustes no figurino e na caracterização da personagem.
Fiquei eufórica pela oportunidade. Li os capítulos e gostei da Inês de cara
“Estava gravando a série ‘Marquesa de Alorna’ em Portugal e, quase no fim do trabalho, recebo uma ligação do Brasil falando que meu nome tinha sido mencionado para uma personagem e se eu estava interessada em fazer esta participação especial. Fiquei eufórica pela oportunidade. Li os capítulos e gostei da Inês de cara”, conta.
Já nos Estúdios Globo, outro passo importante para entender melhor a dinâmica entre Inês e Sandra foi conhecer Flávia. “Nosso entrosamento foi instantâneo. Já acompanhava a carreira da Flávia e revi alguns capítulos de ‘Êta Mundo Bom!’ e ‘Êta Mundo Melhor!’ para entender o arco dramático da Sandra e os rumos que a história vem tomando”, explica.
O modo com que as personagens se conhecem já explica bastante sobre essa amizade. Nas ruas de Lisboa, Inês ganha a vida realizando pequenos furtos. Ao ser flagrada por Sandra roubando uma carteira, ela teme ser levada até a polícia e acaba selando um pacto com a vilã. A primeira ação entre amigas é justamente o envenenamento do Barão, vivido por Jaime Leibovitch, o qual Sandra planeja dar um golpe.
“O primeiro plano já não dá muito certo. A saída para elas é fugir para o Brasil. Inês parece boba, mas não é. Ela tem seus segredos e trunfos”, defende a atriz, fazendo mistério. Comprometida com as gravações de “Êta Mundo Melhor!” desde agosto, Joana não sabe muito bem quanto tempo a personagem irá permanecer na novela das seis. Porém, acredita que a parceria com Flávia Alessandra tem agradado nos bastidores da trama.
“O clima das gravações é muito gostoso. É a primeira vez que sou dirigida pela Amora (Mautner) e o modo como ela comanda o elenco me impressionou pelo cuidado e leveza”, elogia.
Natural de Lisboa, Joana até chegou a entrar para a faculdade de Comunicação. Porém, as influências artísticas dentro de sua família e a paixão pelo teatro falaram mais alto. A estreia na tevê foi no folhetim “O Último Beijo”, da TVI. A boa repercussão acabou fazendo com que Joana assinasse um contrato de exclusividade com a emissora portuguesa, onde se destacou em trabalhos como “Morangos Com Açúcar” e “Ilha dos Amores”
. Entre uma novela e outra, a atriz foi liberada pela TVI para atuar no Brasil, primeiro em “Como Uma Onda”, da Globo, e depois em “Revelação”, trama exibida pelo SBT em 2008.
“Me apaixonei pelo Brasil e passei a viver temporadas em Lisboa e no Rio de Janeiro”, valoriza. Totalmente focada em “Êta Mundo Melhor!” no momento, a atriz segue na expectativa do lançamento de “Dona Beja”, próxima novela nacional da HBO Max.
Gravada entre o final de 2023 e o início de 2024, a trama tem previsão de estreia para o ano que vem. “É um projeto lindo e arrojado, minha primeira experiência no streaming, onde interpreto a Maria Bernarda, mãe da protagonista, que é vivida na primeira fase pela Ana Carolina Leite e depois pela Grazi Massafera”, adianta.
“Êta Mundo Melhor!” – de segunda a sábado, às 18h20, na Globo.