por Caroline Borges TV Press
Viver uma vilã é o desejo de muitas atrizes. E Evelyn Castro também nutria um anseio de passear por personagens mais ácidas e duvidosas. No ar em “Êta Mundo Melhor”, ela finalmente interpreta sua primeira vilã, mas com nuances que o horário exige: leveza. Em meio a um núcleo com crianças e situações delicadas, a atriz dá vida a Zenaide, uma personagem de caráter duvidoso, mas recheada de camadas humanas – insegurança, ingenuidade e até uma possível redenção.
“São muitas questões de aprendizado, mas não deixa de ser uma personagem com caráter duvidoso. Todo mundo tem seu lado ruim e bom, né? E eu acredito ainda em uma redenção. Como é uma obra aberta e eu sou apaixonada em fazer isso, a gente não sabe o rumo. A Zenaide é uma mulher insegura, ou talvez uma mulher tolhida”, explica.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr
Na novela escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, Zenaide é funcionária e principal aliada de Zulma, papel de Heloisa Périssé. Ela vive uma relação de amor e ódio com a “patroinha”. Debochada e dona de um grande senso de humor, Zenaide vive alfinetando a vilã.
“Fiquei muito feliz de poder fazer dupla com outra mulher. Acho que essas parcerias femininas sempre engrandecem. Isso é muito importante, principalmente, no humor. Eu não sabia, nem eles sabiam ainda quem seria a Zulma (durante os testes). E também não me falaram. Mas, principalmente, esse núcleo fazia parte de uma vilania, delas serem de caráter duvidosos, principalmente, a Zenaide”, explica.
A trama de “Êta Mundo Melhor” dá continuidade ao enredo de Candinho, papel de Sérgio Guizé, que surgiu em “Êta Mundo Bom”, que foi ao ar em 2016. Evelyn, no entanto, não conseguiu acompanhar a história original pois, na época, estava em meio a uma temporada de musical.
“Eu conseguia ver as segundas ou terças, quando a gente estava em casa. Meu avô era fã absurdo de ‘Êta Mundo Bom’, e eu era doida pelo núcleo do sítio, do Candinho. E quando surgiu a oportunidade de estar nessa continuação, eu falei, nossa, isso é um presente, né?”, conta Evelyn, que buscou referências na palhaçaria para compor a dúbia Zenaide.
“Elas são trambiqueiras, mas são atrapalhadas. Fui também na comédia física. A partir do momento que eu pensei na comédia física, eu pensei muito no Grinch. E isso me trouxe um mau humor para Zenaide”, completa.
Apesar da rotina intensa de gravações – que Evelyn Castro compara à energia frenética de um show punk –, a atriz encontra seus momentos de lazer em espaços de afeto e reclusão. O tempo com o filho é prioridade absoluta e quando não está com ele, se refugia no sol e na praia, ambientes que considera essenciais para recarregar.
Entre encontros raros com amigos artistas e sessões solitárias de séries e filmes de terror, ela vive um equilíbrio delicado entre o descanso e o impulso capricorniano de estudar e se aprimorar.
“Meus momentos de lazer. O que é isso? Eu não lembro (risos). A gente trabalha de forma contínua. Porque a gente quer estudar, a gente quer fazer o melhor. Eu sou insuportável. Meu horário de lazer tem sido com meu filho. Também, o tempo que eu tenho vai ser único, exclusivamente dele. Se eu não estou com ele, porque ele também tem a vida dele, os amigos e tal, aí que eu paro”, ressalta.
“Êta Mundo Melhor” – De segunda a sábado, às 18h30, na Globo.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/JOHNNE DE OLIVEIRA

Bons colegas
Contracenar com crianças tem sido uma experiência transformadora para Evelyn Castro, que mergulhou nesse universo com curiosidade. Acostumada ao ritmo acelerado do humor, ela precisou desacelerar e se adaptar ao tempo dos pequenos – mais espontâneo, mais criativo, e cheio de surpresas.
“Foi um desafio pra mim, porque eles chegaram prontos e incrivelmente preparados pela Simone, que é a preparadora deles. E eu falei assim: ‘eu vou ter de comer muito feijão-com-arroz para seguir aqui e continuar mantendo o humor com elas’. E essa troca eles sempre me trazem uma coisa nova, porque têm a criatividade da preparadora de elenco, que é incrível”, explica.
Mãe de um menino de 10 anos, Evelyn, inclusive, tem bastante papo com seus jovens colegas de elenco. “Não tem como não estar por dentro dos assuntos deles. Eu tenho um filho de 10 anos. É tudo da mesma faixa etária. E acaba que eu levo também assunto, eles me trazem assunto. Acabou que agora já se conhecem e já mandam recado já. É uma alegria”, conta. Instantâneas
# Antes de “Êta Mundo Melhor”, Evelyn finalizou a terceira temporada de “Encantado´s”, original Globoplay. “Eu espero que esse projeto volte, porque, ‘Encantado’s’, a importância desse projeto é me ver na tela. Não só eu, como eu acredito que a maioria de um povo brasileiro se vê na tela. É uma série de identificação”, afirma.
# Além da novela, Evelyn também está em cartaz nos cinemas com o filme “A Sogra Perfeita 2”.
# A atriz também integra o elenco do grupo “Porta dos Fundos”.
# Evelyn é formada em Publicidade e Propaganda.